Bovespa tem mais uma queda drástica e 5° circuit breaker é acionado

Mais uma semana de crise. Nessa segunda-feira (16) a bolsa de valores brasileira (B3) sofreu uma queda de 13,92%, conforme indicou o índice Bovespa. Acionando o quinto circuit de breaker do ano. Inicialmente, as negociações estavam com 71.168 pontos. No entanto, durante a sessão do pregão, o índice chegou a uma estimativa de mais de 14%, podendo ficar em 70.854 pontos. Segundo os economistas, somente esse ano as transações registraram uma queda de quase 38,46%.

Bovespa tem mais uma queda drástica e 5° circuit breaker é acionado (Imagem: Reprodução - Google)
Bovespa tem mais uma queda drástica e 5° circuit breaker é acionado (Imagem: Reprodução – Google)

Dessa vez, a pausa nas negociações aconteceu por volta das 10h24, quando a queda estava em aproximadamente 12,53. Somente após 30 minutos, quando ficou em torno de 10% foi que voltaram a ser realizadas. Se tivessem chegado a 15% durante o restante do dia, aconteceria uma nova pausa, de aproximadamente uma 1h.

Leia também: Restituição do IRPF 2020 pode ser paga antes para aquecer economia

O principal motivo da desvalorização da Bovespa está associado a atual pandemia do coronavírus. Iniciada desde dezembro de 2019, a doença se espalhou por todos os continentes, gerando uma crise mundial. Mediante a situação, o governo federal vem estruturando uma série de medidas para conter o impacto econômico.

Ações de contenção na economia nacional

Visando controlar a situação, o ministro da economia, Paulo Guedes, vem lançando propostas que têm como objetivo movimentar a economia nacional. Nessa segunda, ele anunciou a antecipação do pagamento das restituições do imposto de renda 2020 e também do 13° salário para aposentados e pensionistas do INSS.

No que diz respeito as taxas de juros, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deverão anunciar, nessa quarta-feira (18), quais serão os novos números aplicados.  Atualmente, a Selic está fixada em 4,25%.

Quanto ao PIB, mesmo com a estimativa de crescimento de 1,68% para 2020, o índice deverá variar mediante a crise. Segundo Guedes, a liberação dos recursos para os brasileiros tem como finalidade fazer com que os mesmo utilize a verba para movimentar a economia.

Leia também: Economia volta à recuperação com alta da Bolsa e diminuição do dólar

Setores mais afetados com a queda da Bovespa

Entre as empresas mais afetadas com as quedas da B3, estão aquelas associadas ao setor de turismo. Somente nessa segunda, a Smiles teve uma perda de 28,20%, Azul teve baixa de 36,87% e Gol perdeu 28,02%. A CVC, conhecida por vender pacotes de intercâmbios e viagens de lazer, ficou com uma redução de 32,25%.

Nos demais setores, a Petrobras foi uma das mais afetadas, com uma queda de 15%. Trata-se do pior desempenho semanal desde outubro de 2008.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.