Aposentadoria do INSS pode ser antecipada com essa lista de documentos

O Instituto Nacional do Seguro Social, está com uma fila de cerca de 2 milhões de benefícios esperando por uma resposta. Alguns já esperam a mais de 45 dias. Porém, alguns documentos podem antecipar a concessão da aposentadoria do INSS. 

Aposentadoria do INSS pode ser antecipada com essa lista de documentos
Aposentadoria do INSS pode ser antecipada com essa lista de documentos (Imagem:Reprodução/Google)

Aqueles que não conseguem a aposentadoria de forma automática, no momento da solicitação é feita pelos canais de atendimento do INSS, pelo telefone 135 ou Meu INSS. Estes entram no grupo de 1,7 milhões de segurados que aguardam a convocação do órgão.

Leia também: INSS investiu nos servidores para diminuir fila de pedidos

O solicitante deve se preparar durante o período de espera para cumprir os requisitos do órgão, como a entrega de documentos. 

Em outubro do ano passado, foram realizadas 956,3 mil solicitações, porém quase metade, ou seja, 434,5 mil foram recusadas de acordo com o boletim mais recente da previdência.

O trabalhador deve consultar se possui tempo de trabalho para solicitar a aposentadoria do INSS, caso não tenha a convocação para que sejam apresentados documentos no posto. 

A lista é diferente para os funcionários públicos e para os trabalhadores de empresa privada. 

Para os funcionários públicos os documentos que o órgão solicita vai depender do tipo de vínculo e também da contribuição que precisará comprovar. 

Esses documentos são:

Já para os funcionários de empresas privadas que não possuem todas as contribuições na carteira de trabalho, podem precisar apresentar documentos complementares para a solicitação da aposentadoria do INSS. Incluindo:

O governo está em busca de soluções para diminuir essa fila de espera, que por lei deveriam conceder o benefício em até 45 dias. 

Leia também: Saque aniversário FGTS: nascidos em fevereiro têm até amanhã (29) para aderir

Uma das soluções é a contratação de cerca de 7 mil militares da reserva para realizar o atendimento ao público, e de pelo menos 1,5 mil funcionários já aposentados pelo INSS para que retornem aos cargos.

Sair da versão mobile