Novo golpe do INSS faz aposentados receberem falsos funcionários em casa; entenda

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está alertando aposentados e pensionistas sobre um novo golpe envolvendo o Instituto: golpistas estão se passando por servidores para realizar a prova de vida na casa dos beneficiários.

Novo golpe do INSS faz aposentados receberem falsos
funcionários em casa; entenda. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Na ocasião, os golpistas vestem uma farda, crachá falso do INSS e a suposta área de atuação, que seria a ‘prova de vida presencial‘. 

De acordo com comunicado do INSS, esse tipo de visita presencial só acontece em casos de comprovação de vínculo, endereço e irregularidades, porém, o servidor não pode solicitar documentos ou fotos do beneficiário.

Assim, o INSS recomenda que, se houver incerteza, a pessoa que recebe benefícios deve anotar o nome completo e a matrícula do indivíduo que se apresenta como servidor e, em seguida, entrar em contato de forma gratuita com a Central de Atendimento 135 para verificar a autenticidade do funcionário do INSS.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre a prova de vida do INSS, confira.

Prova de vida

A prova de vida é um processo realizado pelo INSS para garantir que os beneficiários da Previdência Social continuem recebendo os valores de aposentadorias, pensões e auxílios corretamente e que não ocorram bloqueios.

Porém, desde a pandemia da Covid-19, a prova de vida passou por mudanças que continuam até hoje. Assim, os beneficiários não precisam mais se dirigir à agência para realizar a prova de vida, o processo pode ser realizado de diversas formas. 

O Instituto precisa verificar se os beneficiários estão vivos cruzando os dados de sua base com outras bases de órgãos públicos federais, estaduais, municipais e privados.

Prova de vida online

Para não ter o benefício suspenso, é importante realizar a comprovação de vida de várias formas, sendo as principais:

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com MBA em Digital Strategy, também pela Unicap. Com experiência em redação e redes sociais.
Sair da versão mobile