O programa do Bolsa Família faz algumas exigências para que os beneficiários recebam o seu dinheiro, como o acompanhamento da sua saúde nos postos. Por conta do não cumprimento dessas regras o programa pode realizar o cancelamento de mais de 120 mil cadastros de famílias beneficiárias do programa, na capital do Estado do Pará, Belém.
O Bolsa Família foi criado no ano de 2003, pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mais conhecido como Lula. Desde o início o programa realiza a transferência de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e extrema pobreza no país.
Ao estarem aptos para entrar no programa, os beneficiários devem seguir algumas regras para manterem o recebimento do benefício.
Leia também: Feito histórico no Bolsa Família é comemorado por Bolsonaro
Uma dessas regras é o comparecimento a uma Unidade Municipal de Saúde (UMS) ao menos duas vezes ao ano. Isso é necessário para que a família faça a atualização do calendário vacinal das crianças entre 0 a 7 anos.
Além disso, nessas consultas são realizados acompanhamentos das crianças por meio do seu peso e também do seu crescimento.
Os beneficiários da cidade de Belém que estão irregulares com o programa estão sendo notificados pelo governo. E podem receber a mensagem através do extrato de sua conta na hora de realizar o saque.
As famílias que receberão a notificação têm um prazo que vai até o dia 30 de dezembro para realizar o cumprimento dessa exigência.
Segundo o coordenador da Referência Técnica de Política Nutricional da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Márcio Nascimento, dos 174 mil beneficiários apenas 52 mil realizaram a atualização de seus dados, ou seja, apenas 30% dos beneficiários.
Ao todo, no município são 29 UMS para que a população faça o acompanhamento da sua saúde e atualize seu cadastro.
Para cumprir com a obrigação é necessário que a família leve ao posto a sua documentação pessoal e a carteira de vacinação das crianças.
Caso o beneficiário não faça o procedimento, o benefício não será suspenso imediatamente, mas a família poderá correr o risco de ter o pagamento cortado.