INSS busca adaptação depois de mudança histórica em seu sistema

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) segue em atualização de seu sistema. Após a aprovação da reforma da previdência, validada no dia 13 de novembro de 2019, o órgão vem encarando um processo de reconstrução em seus servidores para que os portais passem a integrar as novas regras já em validação.

INSS busca adaptação depois de mudança histórica em seu sistema
INSS busca adaptação depois de mudança histórica em seu sistema- Foto: Gustavo Roth/Folha Imagem

Estão sendo atualizados os seis sistema de concessão, manutenção e pagamento de benefícios previdenciários, sendo eles os: Prisma, Sibe, Sabi, Plenus, Sispagben e SUB.

Veja também: Revisão de benefícios do INSS precisa ser feita o quanto antes

O serviço visa incluir as novas regras e reformular o cadastro dos assegurados que agora contarão com um maior tempo de idades mínimas, pedágio e mais.

Além disso, o simulador de aposentadoria disponível por meio do Meu INSS, também está passando por reajuste. O portal precisará dispor de uma nova base de dados para poder guardar as informações de todos os contribuintes.

Segundo o instituto, as atualizações contemplarão também pensões e auxílios.

Estão habilitados para operação os sistemas para concessão de salário-maternidade, auxílio-doença, auxílio-reclusão, benefícios de prestação continuada ao idoso e à pessoa com deficiência e a pensão especial destinada a crianças com microcefalia decorrente do Zika Vírus”, informou por nota.

Atualmente, os benefícios citados equivalem a mais de 50% de toda a demanda de segurados recebida diariamente pelo INSS.

A gestão administrativa do Instituto garantiu que a revisão de funcionamento proporcionará uma melhora no atendimento e eficácia dos serviços, entretanto não impactarão de forma negativa na análise dos requerimentos. Isto é, os pedidos feitos antes da reforma seguem normalmente.

Reclamações dos segurados do INSS

Desde o mês de dezembro, após a validação da reforma, o instituto vem recebendo inúmeras queixas referentes ao funcionamento de seus serviços.

Aposentados e pensionistas informam que os portais online não estão funcionando, impedindo e atrasando a solicitação de benefícios.

Além disso, foram registradas também reclamações nas unidades físicas. Uma reportagem do portal UOL mostrou que, em São Paulo, os funcionários do INSS não foram preparados para a aplicação das novas regras.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.