O estado de São Paulo já aplicou a primeira dose do imunizante contra a Covid-19 em 2,9 milhões de pessoas. O calendário de vacina começou com os trabalhadores da saúde, indígenas e quilombolas.
O calendário de vacina do estado de São Paulo abrange, nesse momento, os idosos. A imunização está acontecendo em ordem decrescente de idade. Esse grupo teve início com os idosos acima de 90 anos.
Para receber as doses é necessário apresentar o CPF, a carteira de vacinação e o Cartão SUS, caso possuir. O estado não trabalha com agendamento de horário, como em outros lugares. Porém, é importante cumprir as datas destinadas para cada faixa de idade.
Até o momento, dois imunizantes estão sendo aplicados no Brasil inteiro. São eles: a Coronavac, desenvolvida pela farmacêutica Sinovac em parceria com o Instituto Butantã, e a Covishield, da farmacêutica AstraZeneca com a Universidade de Oxford.
Calendário de vacina do Estado de São Paulo
A aplicação das doses ocorre por grupos e fases. Sendo assim, na primeira fase da vacinação, o Estado de São Paulo imunizou os profissionais da saúde que trabalham na linha de frente no combate a Covid-19.
Esse grupo incluiu os médicos, enfermeiros e a equipe de apoio dos estabelecimentos de saúde, como recepcionistas, porteiros e faxineiros. Para que esse grupo pudesse continuar atuando no combate à Covid-19, eles receberam as primeiras doses no início da campanha.
Os idosos com mais de 90 anos fizeram parte da primeira fase do calendário de vacina de São Paulo. O início da aplicação do imunizante nesse grupo começou no dia 8 de fevereiro. Segundo o Estado, 206 mil pessoas com mais de 90 anos foram vacinadas.
No dia 12 de fevereiro começou mais uma fase do calendário de vacina. Naquele momento foi a vez dos idosos entre 85 e 89 anos receberem a primeira dose. De acordo com os dados, 309 mil idosos receberam o imunizante.
No dia 18 de janeiro, o governo do estado decidiu antecipar a vacinação dos quilombolas. Esses estavam programados para receber a dose após os idosos de 75 anos. No dia 20, os idosos e pessoas com deficiência vivendo em instituições de longa permanência foram vacinados.
No dia 3 de março e 15 de março, foram vacinados 430 mil idosos entre 77 e 79 anos e 420 mil idosos entre 75 e 76 anos, respectivamente. O próximo grupo a receber as doses é os idosos entre 72 e 74 anos, marcado para o dia 22 de março, porém, foi antecipado para amanhã (19).