ESTAS são as pessoas que não podem tomar vacina da Covid-19

A campanha de vacinação contra a Covid-19 começou no mês de janeiro em todo o país. Mas, após quase dois meses de aplicações ainda há muitas dúvidas de quem são as pessoas que não poderão receber a vacina da Covid-19.

ESTAS são as pessoas que não podem tomar vacina da Covid-19
ESTAS são as pessoas que não podem tomar vacina da Covid-19 (Imagem: Maksim Goncharenok/Pexels)

Gestantes e crianças fazem parte do grupo de pessoas que ainda não tem comprovação de que a vacina da Covid-19 é eficaz, já que não foram estudadas adequadamente.

Por esse motivo, não há segurança na aplicação dos imunizantes e, por enquanto, não receberão as doses.

A vacina da Covid-19 também é contraindicada nas pessoas que apresentam quadros de alergia grave aos componentes da vacina. Dessa maneira, o maior risco é para aqueles que possuem alergia grave a um desses componentes da Coronavac:

Hidróxido de alumínio, do hidrogenofosfato dissódico, do di-hidrogenofosfato de sódio e do hidróxido de sódio. E cloreto de magnésio hexaidratado, polissorbato 80 e edetato dissódico di-hidratado no caso do imunizante da Oxford/AstraZeneca.

Nos demais grupos, as vacinas aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) são consideradas seguras. Isso porque, nenhuma delas trabalha com vírus enfraquecido em sua composição.

Todas as vacinas usadas no Brasil usam o vírus inativo, ou seja, morto. Outra possibilidade é usar o RNA mensageiro, para que essa substância simule o código genético do patógeno com o intuito do corpo produzir anticorpos correspondentes.

Essa escolha é muito importante, principalmente, para pessoas imunossuprimidas. Esses indivíduos que nasceram com uma deficiência imunológica ou ficaram com o sistema imune abalado após contrair alguma doença sistêmica ou após um tratamento médico.

Diante disso, as pessoas imunossuprimidas não podem tomar qualquer vacina. Já que, dependendo da composição, correm o risco de desenvolver quadros graves das doenças que pretendiam evitar.

Esse grupo, geralmente, fica de fora das campanhas de vacinação, pois é comum serem usadas o vírus e bactérias enfraquecidas em sua composição, como no caso da vacina contra a febre amarela ou a do H1N1.

Porém, como a vacina da Covid-19 usa o vírus vivo atenuado ou um Sars-CoV 2 “morto as pessoas imunossuprimidas poderão se vacinar e, mesmo que haja alguma reação, essa deve ser mais leve que a enfermidade.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.