Governo de SP anuncia aplicação da vacina para público de 72 a 74 anos dia 22/3

Aplicação de vacina contra a covid-19, em São Paulo, inclui novo grupo prioritário. Nessa quarta-feira (10), o governador do estado, João Doria (PSDB), informou que pessoas entre 72 e 74 anos poderão ser imunizadas a partir do próximo dia 22. Vivendo sob as regras da fase vermelha no plano de contenção da pandemia, a região não tem mais leitos de UTI disponíveis.

Governo de SP anuncia aplicação da vacina para público de 72 a 74 anos dia 22/3 (Imagem: Steven Cornfield/Unsplash)

A população do estado de São Paulo vive um novo momento de tensão mediante a pandemia do novo coronavírus. De acordo com o último balanço concedido pela secretaria de saúde, 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão ocupados, fazendo com que o governo adiante o calendário de aplicação da vacina para os idosos.

Cronograma da vacina em São Paulo

Nesse momento, o estado vem vacinando quem tem 77 anos ou mais. A previsão é de que na próxima semana seja a vez daqueles entre 76 e 75 anos. Segundo Doria, até o dia 22 de março, todos os idosos de 72 anos para cima já deverão estar imunes.

Para evitar os riscos de contaminação pelo novo coronavírus, os agentes de saúde vêm aplicando a vacina através do sistema drive-thru. Além disso, é possível ainda ser imunizado nos postos de saúde e até mesmo nos lares que funcionam como asilos.

Número de contaminados gera colapso

Nas últimas semanas, os números de vítimas pelo novo coronavírus vem crescendo consideravelmente em São Paulo. Nesse momento não há mais UTI disponível e a região registra óbitos 517 diariamente.

Para tentar conter a situação, o governo passou a decretar uma série de medidas restritivas, como a redução no horário de funcionamento do comercio, fechamento das escolas, bares, restaurantes, entre outras atividades.

“São Paulo criou o Plano São Paulo [que coordena a adoção de medidas restritivas], definiu o decreto de obrigatoriedade do uso de máscaras, trouxe vacinas, continuamos a ampliar leitos, distribuímos respiradores, estamos prestando assistência para todos os municípios. Mas não daremos conta de abrir mais leitos. Precisamos da ajuda de todos”, disse o secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn.

A previsão é de que até o fim desta semana um novo decreto seja publicado tornando o isolamento social ainda mais severo.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.