Caxias (RJ) confronta MP e deve iniciar vacinação em pessoas com mais de 50 anos

Após causar aglomerações e filas intermináveis de idosos acima de 60 anos na última sexta, 5, o prefeito de Duque de Caxias (RJ), Washington Reis, planeja iniciar a vacinação de pessoas com 50 anos ainda neste mês. 

Caxias (RJ) confronta MP e deve iniciar vacinação em pessoas com mais de 50 anos
Caxias (RJ) confronta MP e deve iniciar vacinação em pessoas com mais de 50 anos (Imagem: Maksim Goncharenok/Pexels)

A declaração foi dada ontem, 9, pelo prefeito. O político atacou novamente o MP-RJ (Ministério Público do Rio), que recomendou que a prioridade na vacinação fosse para pessoas na faixa etária entre 60 e 80 anos, cumprindo o Plano Nacional de Imunização, orientação não seguida pela campanha de vacinação de Caxias.

Elizabeth Saad, juíza da 3ª Vara Cível de Duque de Caxias (RJ), pediu a a intimação do prefeito e do secretário municipal de saúde, Antônio Manoel de Oliveira Neto, por descumprimento da liminar com a determinação de obedecer o PNI. 

Em sua decisão, a juíza ordenou que a administração municipal priorize a vacinação segundo a faixa etária dos idosos.

Elizabeth também determinou que o município deve informar em no máximo 48 horas, a quantidade de pessoas que receberam a segunda dose da vacina até 23 de fevereiro. 

O descumprimento acarretará em multa de R$ 50 mil por dia. O prefeito afirmou que irá recorrer da decisão. 

“O MP está errado. O nosso trabalho está tendo resultado. Quero ver se eu der atribuição da vacina a essa promotora, que tem essa convicção, se ela vai resolver. Se eu priorizar os mais velhos e ficar com estoque de vacina, como fica? Lugar de vacina não é na geladeira”.

Washington, porém, minimizou as aglomerações provocadas pela vacinação na última sexta.

“Eu dormi o meu melhor sono no sábado (um dia depois do começo da vacinação para pessoas com mais de 60 anos). Porque dormi com a sensação de missão cumprida. As pessoas estavam felizes, tirando selfies e agradecendo. Todo mundo quer se livrar desse risco de morte”, afirmou.

O prefeito teceu críticas ao MP-RJ alegando que as prefeituras devem vacinar a maior quantidade de pessoas possíveis e não fazer estoque de vacinas. Ele reafirmou a vontade de vacinar pessoas com 50 anos ainda em março.

De acordo com a prefeitura do município, já foram aplicadas 40 mil doses, sendo 25 mil delas para profissionais de saúde e outras 2.000 para professores com mais de 60 anos, que já receberam as duas aplicações. Na vacinação de sexta, 8.250 pessoas foram imunizadas, informou a administração de Caxias.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.