A partir deste fim semana, dias 30 e 31, todo o estado de São Paulo terá fase vermelha da quarentena contra a covid-19. A regra valerá durante todo o dia aos sábados, domingos e feriados. Além disso, o estado de SP passou a ter a fase mais restrita durante os dias úteis, das 20h às 6h.
Por conta do aumento no número de casos de infectados pela pandemia de covid-19, o governador João Dória (PSDB) anunciou mudanças no Plano São Paulo. As novas regras tiveram início nesta segunda-feira (25).
Foi definido que as regiões de Barretos, Bauru, Franca, Marília, Presidente Prudente, Sorocaba e Taubaté estarão na fase vermelha. Com isso, haverá fechamento de comércios e serviços não essenciais.
As demais regiões, inclusive a da Grande São Paulo, estarão na fase laranja. No entanto haverá restrições da vermelha durante os dias úteis — após as 20h — e integralmente aos finais de semana.
Estão presente na fase laranja as regiões da Grande São Paulo, Araçatuba, Araraquara, Baixada Santista, Campinas, Piracicaba, Registro, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista e São José do Rio Preto.
As medidas valerão até o dia 7 de fevereiro. Nenhuma região poderá progredir às fases amarela e verde, momentaneamente.
Funcionamentos autorizados para cada fase no estado de SP
A fase vermelha, a mais restrita, permite somente o funcionamento em setores essenciais. Estão autorizados alguns estabelecimentos, como farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria.
Os demais comércios e serviços não essenciais só poderão atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativo.
Já no caso da fase laranja, está permitido o funcionamento de laranja, academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais, mas seguindo algumas regras.
Estes locais poderão funcionar por até oito horas diárias. O atendimento presencial está limitado a 40% da capacidade. Além disso, o encerramento deverá ser até às 20h.
O consumo local em bares está totalmente proibido. A venda de bebidas alcoólicas no comércio varejista poderá acontecer somente entre 6h e 20h.