IPTU de Recife ficará 3,94% mais caro em 2021; consiga desconto de 10%

A Prefeitura do Recife iniciou a distribuição dos carnês para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2021. Para este ano, o imposto terá uma variação de 3,92%. Ao quitar o valor em cota única, o contribuinte adimplente terá 10% de desconto.

IPTU de Recife ficará 3,94% mais caro em 2021; consiga desconto de 10%
IPTU de Recife ficará 3,94% mais caro em 2021; consiga desconto de 10% (Imagem: Montagem/FDR)

O IPTU de Recife tem o vencimento para o dia 10 de fevereiro. Além da opção de pagamento à vista, o contribuinte poderá pagar em até dez parcelas. Quem estiver adimplente poderá ter 5% de desconto na parcela paga até o vencimento.

A Prefeitura revelou que serão enviados 357.240 carnês de pagamento. Caso prefira, o morador de Recife poderá ter acesso ao extrato do IPTU pelo site da Prefeitura, no banner “IPTU 2021 Emissão de Guia”. Há também a opção de acessar o Portal de Finanças ou o Conecta Recife APP.

Para ter acesso ao extrato de forma virtual, será necessário informar o número sequencial do imóvel. Com relação à variação no valor do imposto, de 3,92%, a mudança teve como base a correção pelo Índice Nacional de preços ao Consumidor Amplo (IPCA) — de novembro de 2019 a outubro de 2020.

Descontos no imposto

Contribuintes adimplentes até 30 de novembro do ano precedente do Código Tributário do Município (CTM):

  • Cota única — 10% de desconto
  • 10 parcelas — 5% de desconto na parcela paga até o vencimento

Contribuintes inadimplentes até 30 de novembro do ano precedente do Código Tributário do Município (CTM):

  • Cota única — 5% de desconto pago até o vencimento
  • 10 parcelas — sem desconto na parcela

Imóveis indicados para ter desconto no IPTU de Recife

No ano passado, 12.508 imóveis foram indicados para receber o desconto no IPTU 2021 em Recife. No total, houve R$ 3.385.564,99 em créditos vindos da Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e).

O desconto no imposto tem a garantia por meio da lei 17.408/2008. O contribuinte poderá ter desconto por meio de gastos comprovados com escolas, cursos de idiomas e estacionamentos de shoppings. Ao informar o CPF, o crédito poderá ser utilizado posteriormente para o abatimento do IPTU.

Toda vez que solicitar a nota de prestação de serviço com o número do CPF, a pessoa receberá um crédito de 30% do valor pago de ISS. O contribuinte poderá escolher um imóvel próprio ou de terceiros — desde que não possua débitos em atraso com o município.

As notas fiscais de serviços que foram emitidas até dia 31 de outubro de 2020 geraram créditos que foram usados pelos contribuintes.

Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.