Calendário INSS 2021: NOVO pagamento este mês; veja cronograma completo

O INSS inicia o calendário de pagamentos 2021 para os aposentados, pensionistas e beneficiários do auxílio-doença a partir de 25 de janeiro. As datas foram organizadas de acordo com o número do benefício dos segurados.

Calendário INSS começa NOVO pagamento este mês; veja cronograma (Imagem FDR)

De acordo com o INSS, o calendário de pagamentos deste ano foi feito da mesma forma que nos anos anteriores. Atualmente, são cerca de 35 milhões de brasileiros que possuem direito a benefícios do INSS no Brasil.

Para conferir a data certa de pagamento, é necessário que o segurado saiba o número do benefício.

Cada benefício que é pago pelo INSS é formado por uma numeração única e acompanha um padrão de 10 dígitos no seguinte formato: 999.999.999-9. O número que precisa ser visto com atenção é o penúltimo, desconsiderando o dígito.

Os segurados também precisam se atentar se o valor do benefício é de um salário mínimo ou mais. Beneficiários que ganham até um salário mínimo recebem primeiro.

Para os beneficiários que ganham um salário mínimo, os depósitos relativos ao mês de janeiro, por exemplo, serão realizados entre os dias 25 de janeiro e 5 de fevereiro.

Já os segurados com renda mensal maior que o piso nacional terão seus pagamentos efetuados a partir de 1 de fevereiro.

Calendário do INSS 2021

Processos do INSS podem ser consultados pelo CPF

Em primeiro lugar acesse a sessão Judiciária de seu estado. Repare que  o termo “Consulta Processual”, está dividida entre “Varas Federais” e “Juizados Especiais”.

Juizados Especiais, ou JEF, podem ser ajuizadas as ações mesmo sem advogado, e os valores de causa são menores a 60 salários mínimos.

Não é aconselhável entrar sem um advogados, por conta de todas as questões técnicas que envolvem o direito previdenciário, mas isto é possível.

Se não encontrar, acesse o site do Tribunal de Justiça do seu estado, busque sua cidade e insira o número do seu CPF.

O Brasil possuí 5 Tribunais Regionais Federais e cada um deles compete a um determinado numero de estados.

Divisão do TRF:

  • Brasília (TRF 1ª Região),
  • Rio de Janeiro (TRF 2ª Região),
  • São Paulo (TRF 3ª Região),
  • Porto Alegre (TRF 4ª Região)
  • Recife (TRF 5ª Região)

Como consultar processo do INSS

Para consultar seu processo, entre no site Meu INSS, clique em “Agendamentos / Requerimentos” e insira o nome completo, CPF, data de nascimento. Pronto, agora confira as informações sobre seu processo.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.