- A Carteira de Trânsito Digital foi criada em 2019, com o intuito de oferecer aos condutores a CNH Digital e diversos serviços digitais;
- Esse aplicativo partiu da CNH Digital e já conta com mais de 10 milhões de usuários;
- A primeira novidade será o serviço de “Real Infrator” que permitirá indicar o condutor que foi multado.
O Denatran traz mais uma novidade digital para os condutores, pois agora conta com a Carteira de Trânsito Digital. Esse aplicativo partiu da CNH Digital e já conta com mais de 10 milhões de usuários.
A Carteira de Trânsito Digital foi criada em 2019, com o intuito de oferecer aos condutores a CNH Digital e diversos serviços digitais, consulta de multas, pagamento de multas com até 40% de desconto e alerta sobre o vencimento da Carteira Nacional de Habilitação.
Além da CNH o app também permite o acesso ao documento do veículo, sendo assim, uma forma segura de sempre estar com os documentos em mãos. Os documentos digitais tem a mesma validade que o impresso, podendo, até mesmo, compartilhar o documento digital do veículo com outras pessoas que o utilizam.
O CDT, como é conhecido, foi escolhido como o melhor aplicativo de serviços do governo federal, segundo votação popular realizada pelo iBest que premia as iniciativas digitais desenvolvidas no Brasil.
Com tantos acessos, o Denatran decidiu investir na ferramenta e trazer novos recursos e melhorias. Com isso, no primeiro semestre de 2021, segundo o diretor-geral do Denatran, Frederico Carneiro, o aplicativo terá duas novas funções.
Como baixar e usar o aplicativo Carteira de Trânsito Digital
Para usar é necessário que a CNH possua um QR Code na parte de trás. Tendo esse código, basta baixar o aplicativo no celular. E importante lembrar que o app está disponível para o sistema Android e iOS.
Depois de baixar e instalar será necessário fazer o acesso através do login do Gov br. Depois dessa etapa, você deve apontar a câmera para o QR Code que fica na parte de trás de sua Carteira Nacional de Habilitação e, em seguida, tirar uma foto dentro do aplicativo.
A plataforma irá conferir a foto tirada com a foto que está no banco de dados do Detran. Após a análise, você terá que confirmar o CEP cadastrado no DETRAN do estado de sua habilitação. Com tudo certo, o aplicativo Carteira de Trânsito Digital irá gerar a CNH Digital.
Para gerar o documento do veículo na versão digital, será preciso informar o número do Renavam. Esse dado está disponível parte superior do documento do carro e do código de segurança do CRV. Após isso, o app irá gerar o documento automaticamente.
Real Infrator na Carteira de Trânsito Digital
A primeira novidade será o serviço de “Real Infrator” que permitirá indicar o condutor que foi multado. Com isso, a multa gerada será direcionada para quem realmente cometeu. Essa função estará disponível no primeiro trimestre do ano.
“O carro está no seu nome. Aí, no fim de semana você empresta para um primo e ele é multado. Nesses casos, será possível indicar quem levou a multa. Um usuário envia o comando a outro, eles conversam e indicam o real infrator pelo aplicativo”, explica o diretor-geral.
Transferência de veículos
A segunda novidade será a transferência de veículos. Essa função estará disponível até o mês de junho, segundo Carneiro. Porém, para usar essa função será necessário estar cadastrado na Carteira de Trânsito Digital.
A expectativa é que as transferências possam ser feitas em poucos segundos, quase que instantâneo, já que os Detrans estão conectados na plataforma. O intuito do Departamento Nacional de Trânsito é desburocratizar os seus serviços.
Exame toxicológico
O Denatran também está estudando a possibilidade de incluir o exame toxicológico ao aplicativo, disponibilizando uma área da Carteira Digital de Trânsito para os motoristas profissionais, nas categorias C, D e E.
Segundo Frederico, a ideia é que a nova função tenha geolocalização e a lista de empresas credenciadas pelo Departamento Nacional de Trânsito. Dessa maneira, os condutores acessam o app e verificam o laboratório mais próximo. O resultado do exame sairá no aplicativo, assim como a sua validade.
Contato do Ministério da Infraestrutura
Para mais informações ou em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões entre em contato pela Central de Serviços: 0800 728 2324. Quem preferir também pode entrar em contato pelo site do Ministério da Infraestrutura.