Qualquer empresa que deseje ter uma lucratividade maior, precisa ter controle financeiro. No caso do Microempreendedor Individual (MEI) isso não é diferente, pois qualquer negócio pode acabar tendo problemas se não cuidar de suas finanças de forma adequada.
O principal cuidado para os Microempreendedores é o de não misturar as contas pessoais com as contas da empresa. Essa não é uma tarefa fácil, mas precisa ser realizada.
Nesse artigo, vamos dar algumas dicas de como organizar a vida financeira de sua empresa. Acompanhe:
Redução de custos
O primeiro passo para reduzir os custos é entender quais são eles. O ideal é que o empreendedor tenha uma planilha onde conste todas as despesas do negócio. Nela, é necessário inserir dados fixos e variáveis.
Os principais a serem reduzidos são os invisíveis e são todos aqueles que passam despercebidos no fim do mês. Nesse caso, podemos citar os seguintes: anuidade dos cartões de crédito, tarifas bancárias, multas e juros por atraso em pagamentos, entre outros.
Depois de identificar os gastos invisíveis, o empreender precisa negociar com bancos s instituições financeiras para cortá-los. Com relação às multas e juros, o ideal é alterar as datas de pagamento para que não aconteça mais atrasos.
Controle de fluxo de caixa
Como citamos, uma planilha é de grande ajuda nesse processo. Ter controle do fluxo de caixa é essencial para a organização financeira.
Tenha uma planilha de fluxo de caixa e coloque todas as entradas e saídas da empresa. Assim, será possível identificar onde há mais gastos e onde há maior lucratividade.
Conta digital para Microempreendedores Individuais (MEI)
Uma opção para redução de tarifas bancárias e anuidade nos cartões, é a famosa conta digital. Atualmente existem diversas fintechs que oferecem contas digitais para MEIs. Elas costumam ter uma série de serviços sem tarifas e seus cartões não possuem anuidade.
Essa é uma ótima opção para diminuir os gastos invisíveis e o que não faltam são opções. Além disso, fica mais fácil controlar os pagamentos, já que todos os processos são feitos de forma online.
Com a conta, o empreendedor poderá pagar fornecedores, receber de clientes, realizar transferências, entre outras tarefas.