MEI: O que pode mudar na tributação a partir de 2021? Saiba aqui!

Regime para quem trabalha como MEI será modificado em 2021. Nas últimas semanas, o Comitê do Simples Nacional se reuniu para debater como funcionará as normas para a inclusão enquanto microempreendedor individual ao longo dos próximos 12 meses. Entre as medidas já anunciadas, está a exclusão de 14 categorias.

MEI: O que pode mudar na tributação a partir de 2021? Saiba aqui!(Imagem: Reprodução/Google)
MEI: O que pode mudar na tributação a partir de 2021? Saiba aqui!(Imagem: Reprodução/Google)

Ser MEI tem uma série de vantagens quando não se há oportunidades no mercado de trabalho. Aqueles que atuam de forma autônoma passam a ser segurados pelo governo federal, tendo direito aos benefícios do INSS e até isenção e descontos nos tributos.

Para a manutenção do programa, anualmente o governo revisa os critérios de participação, visando controlar o número de pessoas inscritas.

Pesquisas mostraram que com a pandemia, o número de MEIs em todo o país cresceu em mais de 30% se em comparação com 2019, reforçando então a necessidade de afunilar a seleção, segundo a gestão pública.

Cortes no MEI em 2021

Para quem atuar como MEI atualmente ou desejar ingressar, é preciso ficar atento pois 14 categorias serão excluídas do regime especial. A grande maioria dos cortes são destinados às ocupações de cunho cultural, como músico, cantor e contador de histórias.

Esse grupo ficará de fora dos benefícios previdenciários e deverá ter um reajuste nas leis determinadas pela Receita Federal quanto a quitação de seus impostos. A expectativa é que os novos informes sobre cobranças sejam disponibilizados em janeiro.

No mais, ainda houveram alterações também para quem trabalha como esteticista, astrólogo e em outros setores. A justificativa do governo é que se tratam de atividades com baixa rentabilidade e retorno público, dessa forma é preciso folgar a folha do programa para demais trabalhos considerados essenciais.

Quais são as categorias devem ser excluídas?

Ligadas ao setor cultural  

  • cantor/músico independente;
  • DJ ou VJ;
  • humorista e contador de histórias;
  • instrutor de arte e cultura;
  • instrutor de artes cênicas;
  • instrutor de música e proprietário de bar com entretenimento;

Outros 

  • astrólogo;
  • esteticista;
  • instrutor de cursos gerenciais;
  • instrutor de cursos preparatórios;
  • instrutor de idiomas;
  • instrutor de informática;
  • professor particular.

Demais informes

No que diz respeito as taxações e isenções, até o momento não foram liberadas alterações. Caso haja mudanças deveremos noticia-las aqui em nosso portal, fique ligado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.