Na última segunda-feira (30), a Caixa retornou os valores do FGTS emergencial que não foram movimentados. Porém, os trabalhadores têm de 7 até 31 de dezembro para usar o valor, mesmo aquele que foi retornando a conta do Fundo de Garantia, fazendo a solicitação no aplicativo.
O FGTS emergencial foi disponibilizado em junho, como forma de amenizar os impactos gerados pela pandemia de Covid-19. Com isso, os trabalhadores com saldo em contas ativas e inativas tiveram o valor depositado na conta Poupança Social Digital.
O saque disponibilizado foi de até um salário mínimo por trabalhador, porém, aqueles que não quiserem usar o dinheiro puderam realizar o desfazimento e tiveram o valor devolvido a conta do Fundo com suas devidas correções.
Porém, aqueles que não fizeram o desfazimento e não movimentaram a conta até o dia 30 de novembro tiveram todo o valor devolvido à conta do Fundo de Garantia, também com suas devidas correções.
Caso haja algum trabalhador que queira usar o dinheiro retornado poderá solicitar pelo aplicativo entre os dias 7 e 31 de dezembro, de acordo com o artigo 1º da Lei nº 14.075/2020. Nessa situação, o valor será, mais uma vez, transferido a conta Poupança Social Digital.
O processo pode demorar até sete dias e não é válida para quem fez o desfazimento, já que esse é irreversível. O valor a ser recebido e a data do crédito serão informados após a solicitação do trabalhador.
A partir do dia 1º de janeiro de 2021 todo o dinheiro será retornado para a conta do FGTS e só será liberado nas condições corriqueiras, como aposentadoria, demissão sem justa causa e compra da casa própria.
Segundo a Caixa Econômica Federal R$ 7,9 bilhões foram retornados para a conta do Fundo, sendo que foram disponibilizados R$ 37,8 bilhões para mais de 60 milhões de trabalhadores.
Com o dinheiro depositado você poderá fazer compras e pagamentos usando o cartão de débito virtual disponibilizado pelo aplicativo Caixa Tem. Além disso, é possível fazer transferência para qualquer banco sem a cobrança de taxa ou até mesmo pelo PIX.
Para mais informações entre em contato com a Caixa pelo site FGTS/Caixa, telefone 111 (opção 2), aplicativo FGTS ou Internet Banking Caixa.