Como usar o PIX pelo banco Santander? Passo a passo completo!

O PIX já está disponível para o uso em diversas instituições financeiras. A nova solução de pagamentos já é um êxito entre os brasileiros que estão aproveitando as suas vantagens. Aqui você vai aprender a como utilizar o PIX através do Banco Santander.

Como usar o PIX pelo banco Santander? Passo a passo completo!
Como usar o PIX pelo banco Santander? Passo a passo completo! (Imagem: Montagem/FDR)

Caso você utilize o aplicativo do Santander que está disponível para os sistemas Android e iOS, o procedimento para gerenciar suas chaves e utiliza o PIX é muito mais simples.

Os bancos estão dedicando uma área somente para a solução de pagamentos com todas as opções e informações possíveis.

Como usar o PIX no Santander

Entre no aplicativo do banco Santander e vá na opção do PIX, localizado na tela principal. Se preferir, abra o menu lateral para encontrá-lo.

Ao entrar você vai visualizar todas as opções do sistema no aplicativo. Para conferir seu cadastro, selecione “Minhas chaves”.

Aqui você consegue conferir quais são as chaves vinculadas à sua conta, e ainda pode cadastrar e fazer a portabilidade.

Realizando pagamentos

Voltando ao menu do PIX, selecione pagar com QR Code ou com chaves. Na opção do QR Code, será necessário escanear o código com a câmera ou digitá-lo.

Agora você precisa selecionar o contato entre o que estão salvos ou inserir um novo que deseja transferir o valor selecionando a opção “Pagar para um novo contato”.

Agora informe qual dado vai utilizar e digite a chave. Faça a confirmação dos dados da pessoa que irá receber e insira o valor. Também é possível agendar um pagamento. Aperte em “Continuar” para avançar;

Agora é só conferir se está tudo certo e confirmar o pagamento. Na próxima tela o usuário vai receber o comprovante de pagamento.

Para fazer cobrança

Indo no menu do PIX selecione a opção cobrança por QR code. Você terá duas opções: QR Code fixo ou variado, para transações de diferentes valores.

Se for necessário, digite o valor. Caso seja uma cobrança sem valor estipulado, deixe em branco.

Agora escolha entre enviar o código por link ou mostrar o QR code no celular. Basta usar esse QR code para que uma outra pessoa faça o
pagamento para sua conta.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]