Mudei meu número de celular, como fica o cadastro na chave PIX?

O PIX entrou em funcionamento nas últimas semanas e já é um sucesso entre os usuários. Mas como tudo é muito recente, dúvidas a respeito da nova solução de pagamentos são normais. Entre elas está uma a respeito das chaves PIX: o que fazer quando o usuário cadastrar uma chave com o número de celular ou e-mail e mudar um deles posteriormente?.

Mudei meu número de celular, como fica o cadastro na chave PIX?
Mudei meu número de celular, como fica o cadastro na chave PIX? (Imagem: Google)

Fique tranquilo, caso você cadastre uma chave que possa não ter mais acesso é possível cancelar o cadastro da mesma.

A chave PIX equivale ao endereço de sua conta na solução de pagamentos do Banco Central, semelhante ao número do RG.

Ao cadastrar a chave, o usuário pode optar pelo CPF, número do celular ou um e-mail. O número do CPF não muda, mas no caso de um celular e um e-mail, eles podem ser mudados.

Se este for seu caso, será preciso cancelar a chave cadastrada anteriormente. Para isso, entre no aplicativo ou internet banking do seu banco e vá nas opções “Minhas Chaves”. Nesta opção é possível excluir aquela que não será mais usada.

Após isso, registre a nova chave com o seu novo número de celular ou endereço de email. Todas as instituições tem a obrigação de fornecer as funções de registro, exclusão, alteração, portabilidade e a reivindicação de posse da chave Pix todos os dias, das 8h às 20h.

Chaves PIX

  • Como crio minha chave?

O registro no PIX é feito nos canais de acesso da instituição financeira em que você possui conta aberta. Este contato pode ser realizado pela internet através dos aplicativos, sites ou diretamente nas agências. Cada banco pode ter um procedimento específico.

Ao finalizar o cadastro, você receberá um código via SMS para o número de celular que você indicou ou no endereço de e-mail.

Ao receber o código será necessário inseri-lo no canal de acesso que o banco ou instituição financeira indicou para autenticar seu cadastro.

  • Posso ter quantas chaves?

Os usuários pessoa física podem possuir até 5 chaves para cada conta que tiver. Já os clientes PJ podem ter até 20 chaves para cada conta.

  • Posso ter o PIX em mais de uma conta?

Sim! Os usuários podem ter o PIX em quantas instituições financeiras quiser. É possível também usar chaves diferentes parta vincular contas transacionais.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.