As vendas pela internet devem crescer em 27% na Black Friday deste ano, comparado ao mesmo período de 2019. Se as expectativas forem alcançadas, o resultado impulsionará em 38% a performance do e-commerce para o ano de 2020, segundo dados da Ebit Nielsen, empresa de medição e análise de dados.
As previsões para a data, marcada para o final de novembro, superam todo o desempenho do comércio eletrônico no ano passado. Segundo a Ebit Nielsen, o faturamento de vendas online cresceu 16,3% em 2019, alcançando R$61,9 bilhões. Já a Black Friday registrou alta de 23,6%, alcançando R$3,2 bilhões.
“Os números para 2020 são muito expressivos por refletir a adaptação do consumidor às compras online. Devido à pandemia, o e-commerce se tornou um porto seguro ao substituir de forma eficiente e prática o ambiente físico”, afirmou a líder da Ebit Nielsen, Júlia Ávila.
Apesar das perdas econômicas no início da pandemia, alguns fatores sinalizam para um processo de retomada, especialmente neste último trimestre do ano. De acordo com a Ebit Nielsen, a inflação mais baixa influenciou o consumidor brasileiro e o ajudou a recuperar a confiança de comprar nos últimos meses.
Além da inflação baixa, a criação de contas digitais para o pagamento do auxílio emergencial contribuiu para a habituação da população às compras online.
No caso da Black Friday, a confiança do consumidor, de que as promoções divulgadas são, de fato, reais, também foi apontada como aspecto favorável a uma maior movimentação do e-commerce durante o período.
Antecipação das ofertas
Visando diminuir possíveis aglomerações durante a Black Friday, a Via Varejo, que detém as Casas Bahia e o Ponto Frio, decidiu antecipar e estender o evento. Desde a última sexta-feira (23) esses comércios deram início às promoções.
A diretora de Marketing e Comunicação Multicanal da Via Varejo, Ilca Sierra, afirmou que a ideia é que sejam anunciadas ofertas e vantagens para o consumidor, como frete grátis e entrega muito rápida. “Nossa campanha do ano passado foi tida como a mais lembrada pelos consumidores”, complementa.
As promoções terão a duração de 40 dias — até 27 de novembro e poderão ser encontradas não somente nas lojas físicas, mas também através das plataformas digitais. Além disso, a empresa garante que não haverá flutuação de preços.