Bolsonaro confirma sanção das mudanças na CNH ainda este ano

Motoristas devem ficar atentos as mudanças no Código Brasileiro de Trânsito. Nessa segunda-feira (05), o presidente Jair Bolsonaro informou que estará aprovando as propostas elaboradas por sua equipe administrativa. Entre os pontos previstos, o texto aumentará o tempo de validade da CNH e deverá facilitar algumas rigidezes da fiscalização de trânsito.

Bolsonaro confirma sanção das mudanças na CNH ainda este ano (Imagem: Google)
Bolsonaro confirma sanção das mudanças na CNH ainda este ano (Imagem: Google)

A proposta de mudanças no Código Brasileiro de Trânsito está em andamento desde o primeiro semestre deste ano. As sugestões vêm sendo comentadas por Bolsonaro ainda em seu primeiro período de mandato, onde afirmou que o sistema de fiscalização de trânsito nacional é muito burocrático e atrasado. Desse modo, novas sugestões foram elaboradas.

Em conversa com seus apoiadores, no Palácio da Alvorada, o presidente questionou a oposição de Rodrigo Maia, um dos parlamentares a criticar sua decisão.

De acordo com Bolsonaro, o novo modelo facilitará a vida dos motoristas que devem ser responsáveis pelo próprio comportamento no trânsito.

“Com quem eu tomei café aqui agora, sabe? Rodrigo Maia, e daí? Tô errado? Quem é que faz a pauta da Câmara? Então, hoje eu não digo, mas talvez amanhã eu vá sancionar junto com ele e o Alcolumbre, a mudança no Código de Trânsito, que aumentou a validade da carteira de motorista para 10 anos e passou de 20 para 40 pontos para perder a carteira. É facilitando a vida do povo aí, pô. Em vez de 5 em 5 anos renovar a carteira vai ser de 10 em 10. Ajudou ou não? E perder a carteira, imagine o pessoal que mexe na estrada, caminhoneiro, motorista de ônibus, de van, de táxi, para fazer 20 pontos é coisa rápida – ainda tem muito pardal escondido. Você é caminhoneiro? Você tá vendo pardal móvel por ai? Praticamente acabou,” afirmou o presidente.

Propostas de modificação

Entre as medidas aprovadas por Bolsonaro estava a decisão de aumentar o tempo de renovação da CNH. Agora, os motoristas terão até 10 anos para atualizarem o documento. No entanto, para que isso ocorra é preciso ficar atento as variações por modalidade:

  • 10 anos para condutores com menos de 50 anos;
  • 5 anos para condutores com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos;
  • 3 anos para condutores com 70 anos ou mais.

Outra alteração diz respeito a obrigatoriedade do uso de cadeirinhas de segurança para crianças. De acordo com o texto será mantida a determinação para quem tem até 10 anos ou menos de 1,45 metro de altura.

Além disso, serão modificados também os processos de exames toxicológicos, entre outras coisas.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.