Detran PE: Prazo para circular com CRLV 2019 terminou esta semana para algumas placas

O prazo de circulação com o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) para proprietários de veículos que possuem placas terminadas em 1 e 2 venceu nesta quarta-feira (30). 

Detran PE: Prazo para circular com CRLV 2019 terminou esta semana para algumas placas
Detran PE: Prazo para circular com CRLV 2019 terminou esta semana para algumas placas (Foto: Google)

Para realizar a emissão do documento de 2020, é preciso que a pessoa quite as todas as taxas do licenciamento, como por exemplo o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o seguro obrigatório e multas de trânsito vencidas. 

Conforme o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), a entrega do CRLV será realizada somente por agendamento através do site do órgão.

Há também o Detran Itinerante, que são caminhões estacionados em centros de compra onde será feita a entrega do CRLV pelo sistema drive-thru, onde parar retirada também é preciso realizar o atendimento antes.  

Para o pagamento de multas, o proprietário do veículo deve entrar no site do Detran de seu respectivo estado e gerar o boleto. 

Prazo do vencimento da CRLV para as demais placas 

Até o final do mês de outubro, proprietários de automóveis que possuem placas terminadas com 3,4 e 5 podem andar com a CRLV do ano passado. O vencimento da CRLV 2019 para placas terminadas em 6,7 e 8 será em novembro. As placas que terminam com os números 9 e 0 podem circular até dezembro com a CRLV do ano passado. 

No mês de julho, o Detran-PE fez a prorrogação do prazo de validade do calendário anual de licenciamento de veículos.

Divulgada no Diário Oficial do Estado por meio da portaria 2282, a medida ampliou o período de validade do CRLV do ano passado, que começa a ter vencimento a partir do final de setembro.

A decisão também foi tomada pelas taxas e impostos que envolviam diversos órgãos estaduais que se encontravam em situação de operações suspensas ou funcionamento reduzido. 

Mais informações sobre o Detran

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) é definido como um órgão executivo dos estados brasileiros (e do Distrito Federal), ou seja, cada estado possui o seu próprio Detran, que obedece às leis e aos decretos estaduais a fim de definir o seu próprio regulamento interno.