Detran RJ: Prazo para licenciamento de veículos com placa final 0, 1 e 2 é prorrogado

Foi prorrogado pelo Detran-RJ o prazo de licenciamento de veículos com placas terminadas em 0, 1 e 2 para o dia 31 de outubroAo ter ampliado o prazo, os motoristas ganharam um tempo maior para retirar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) 2020, seja ele físico, impresso nas unidades do Detran, ou digital, pelas plataformas digitais.  

Detran RJ: Prazo para licenciamento de veículos com placa final 0, 1 e 2 é prorrogado
Detran RJ: Prazo para licenciamento de veículos com placa final 0, 1 e 2 é prorrogado (Imagem: Andre Borges/Agência Brasília)

Novo calendário do prazo de vencimento do CRLV:

  • Finais de placa de 0 a 6: até 31 de outubro de 2020
  • Finais de placa de 7 a 9: até 30 de novembro de 2020

O Detran-RJ apontou que neste período atípico é preciso adotar medidas que evitem correria aos postos e possíveis aglomerações consequentemente. A prorrogação dos prazos, alteração nos procedimentos e disponibilização das novas tecnologias vem ocorrendo por causa da pandemia do Covid-19. 

O órgão implementou CRLV digital, que possui a mesma validade do documento em papel, e adotou o sistema drive-thru para realizar vistorias, diminuindo assim os riscos de contágio pela agilização do processo. 

Segundo o Detran, apesar do cenário atípico causado pela pandemia, o número de automóveis licenciados antes do primeiro prazo de licenciamento já é 10% maior do que em 2019. Até o momento, já foram feitos mais de dois milhões de licenciamentos.

CRLV digital

O Detran recomenda aos proprietários de veículos a baixarem o CRLV digital, que substitui completamente a versão física do documento. O processo pode ser realizado completamente online através do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” do Denatran, que está disponível de forma gratuita para os sistemas Android e IOS.

Como fazer o pagamento da GRT e do DPVAT

O pagamento da Guia de Recolhimento de Taxas (GRT), que pode ser feito no site do Bradesco, pelo link , e do seguro obrigatório (DPVAT), disponível no site da seguradora Líder, no link.

No aplicativo Carteira Digital, há um tutorial que exemplifica como realizar o procedimento, no link. O primeiro passo é se registrar, pela própria plataforma digital, no gov.br, que é o cadastro do governo federal para documentação em geral. Nele, o motorista também pode baixar a CNH Digital, válida em todo o Brasil.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

REDAÇÃO
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.