Detran RJ: 2ª via de documentos, licenciamento, CNH e tudo o que você precisar saber!

PONTOS CHAVES

  • Detran do RJ amplifica atendimentos
  • Motoristas devem fazer agendamento prévio para serem atendidos 
  • Fiscalização do licenciamento segue suspensa

Retorno gradual das atividades do Detran gera dúvidas no Rio de Janeiro. Com a pandemia do novo coronavirus, os centros de atendimento do departamento de trânsito estadual precisaram fechar suas portas por um período de quase quatro meses. Nas últimas semanas, a administração deu início a uma fase de reabertura do Detran RJ, mas está enfrentando dificuldades para otimizar seus serviços. 

Detran RJ: 2ª via de documentos, licenciamento, CNH e tudo o que você precisar saber! (Imagem: Google)

Ao anunciar que iria reabrir suas portas, o Detran RJ decidiu optar por uma retomada gradual, o que significa que nem todos os serviços poderão ser realizados.

Desse modo, muitos motoristas estão encontrando dificuldades para regularizarem suas documentações. Atualização daCNH, entre outras atividades, ainda estão suspensas.  

Na última quarta-feira (5), o Detran RJ informou que estaria amplificando os serviços, fazendo com que os seguintes procedimentos passem a ser realizados em seus postos de atendimento: 

  • licenciamento anual; 
  • primeira licença; 
  • mudança para placa Mercosul; 
  • baixa e inclusão de alienação; 
  • mudança de cor e alteração de característica; 
  • transferência de propriedade. 

Postos reabertos 

No que diz respeito aos locais em funcionamento, até o momento há uma delimitação no quantitativo total dos postos. Para minimizar o fluxo de pessoas e evitar riscos de aglomeração, a administração do órgão preferiu não reabrir totalmente em todo o estado.

Desse modo, para quem reside na capital carioca, os atendimentos estão sendo feitos nos seguintes locais: 

  • Campo Grande; 
  • Belford Roxo; 
  • Nilópolis; 
  • Queimados; 
  • Barra Mansa; 
  • Resende; 
  • Vassouras; 
  • Araruama; 
  • Búzios; 
  • Teresópolis; 
  • Bom Jesus do Itabapoana. 

É importante ressaltar que nos postos, para serem atendidos, os motoristas devem respeitar o sistema de funcionamento drive-thru

Isso quer dizer que, as atividades devem ser feitas dentro dos veículos e não há fila de espera dentro das agências.

Basta se descolar com o veículo, esperar pela chegada de um servidor e dar início ao serviço desejado dentro do automóvel. O horário de funcionamento atualmente é de 9h às 17h.  

Detran RJ: 2ª via de documentos, licenciamento, CNH e tudo o que você precisar saber! (Imagem: Google)

Agendamento prévio 

Para quem for até um posto de atendimento (exceto no caso de troca de placas e informes de venda) é necessário ainda fazer um agendamento prévio. 

Para isso, basta acessar o site do Detran RJ, ou ligar para os seguintes números: 21 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042. 

Vistoria dos documentos 

Outro ponto importante é a suspensão das vistorias feitas para conferir se o licenciamento anual do veículo está em dia. A fiscalização segue sem previsão de retorno, tendo em vista que os motoristas estão impossibilitados de realizarem tais procedimentos.

No entanto, para quem deveria ter atualizado o papel antes da pandemia, não haverá cobertura, pois o atraso não foi motivado pela doença.  

Já a segunda via do CRV (Certificado de Registro do Veículo) e as Trocas de Propriedade, transferências de jurisdição (mudança no registro do estado) e de município, permanecem com fiscalização obrigatória e podem levar o motorista a ter multa ou até mesmo suspender o veículo.  

Emissão do CRLV 

Sobre o prazo de emissão do CRLV, ele voltou a ser feito nos pontos de atendimento. Há 31 unidades realizando tal procedimento para evitar que os condutores sejam penalizados.

Para ter acesso a versão de 2020, basta fazer o agendamento no sistema drive thru na sede do departamento, no Centro do Rio, e nas unidades do Bangu Shopping, Caxias Shopping e Shopping Grande Rio, das 8até as 16h.  

Já nos postos de vistoria, é possível ser atendido das 9h às 17h, e nas unidades do Rio Poupa Tempo, permanecem funcionando de 8h às 17h. 

Por fim, é importante lembrar que a versão digital da CRLV também já está funcionando. Para ter acesso, basta baixar o aplicativo no seu celular, informar a documentação do automóvel e validar o acesso em uma agencia do Detran. Sua utilização é válida em todo o território nacional.  

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.