A prova de vida do INSS agora poderá ser realizada através da câmera do seu smartphone. A novidade começou a ser usada pelo Instituto Nacional do Seguro Social com intuito de evitar aglomerações nas unidades, seguindo as regras de segurança do ministério da saúde.
Desde março a Previdência Social suspendeu a prova de vida do INSS durante esse período de isolamento social devido à pandemia do Covid-19. Essa medida foi tomada porque a maioria dos aposentados e pensionistas faz parte do grupo de risco.
A novidade tem parceria entre Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia (SGD) e a Dataprev.
Para isso, serão usadas as informações nos bancos de dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Por esse motivo, só serão convocados àqueles que tenham título de eleitor ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A Previdência Social irá solicitar os aposentados e pensionistas selecionados para o teste do novo tipo de prova de vida através do aplicativo Meu INSS, por ligação da central 135 e por e-mail. A expectativa é que seja atendido 500 mil segurados.
Como fazer a prova de vida digital?
Como forma de garantir à segurança dos aposentados e pensionistas a prova de vida ganhou sua forma digital desde a última quarta-feira (20), e já atendeu mais de mil segurados.
A prova digital é através de selfies realizadas nos aplicativos do INSS (Meu INSS) e do Governo Digital (Meu gov.br).
Nessas plataformas serão solicitadas diversas fotos em vários ângulos para que seja analisada a biometria facial através dos bancos de dados do Denatran e do TSE.
Quem deve fazer a prova de vida?
A prova de vida é obrigatória para todos aqueles aposentados e pensionistas do INSS que recebem o benefício a mais de um ano. Essa medida é realizada a cada doze meses, com o intuito de evitar fraudes e pagamentos indevidos.
Na data determinada o beneficiário deve comparecer agência bancária para realizar a prova de vida. Caso não compareça, a pensão é bloqueada imediatamente.
O desbloqueio é feito de forma automática ao realizar a comprovação de vida, porém, se passar mais de seis meses o recebimento é cancelado.