INSS adia mais uma vez volta do atendimento presencial nas agências

PONTOS CHAVES

  • Nova data de abertura do INSS é 14 de setembro 
  • Prova de vida segue suspensa 
  • Meu INSS segue sendo a principal ligação das pessoas com o Instituto 

E mais uma vez, a reabertura das agências do INSS foi adiada. Agora a nova data estipulada é 14 de setembro e marca a quarta alteração na data de retomada dos atendimentos presenciais do instituto.

INSS adia mais uma vez volta do atendimento presencial nas agências
INSS adia mais uma vez volta do atendimento presencial nas agências (Imagem: Google)

A primeira data de reabertura marcada foi 13 de julho que acabou passando para 3 de agosto. Logo após uma nova data foi estabelecida, 24 de agosto.

Por fim, na última sexta-feira (21), o dia 14 de setembro foi marcado para a reabertura. Resta aguardar para conferir se dessa vez as agências realmente reabrirão.

Diante disso, o atendimento remoto através dos canais eletrônicos continuam até 11 de setembro. Os atendimentos presenciais estão suspensos desde o mês de março quando a pandemia do coronavírus começou.

Ao reabrir, as agências terão funcionamento parcial de seis horas seguidas e com atendimento presencial restrito somente:

  • Aos segurados e beneficiários que realizarem agendamento prévio através dos canais remotos (Meu INSS e Central 135);
  • e a serviços que não possam ser feitos através dos canais de atendimento remotos, como a perícia médica, avaliação social, reabilitação profissional, justificação administrativa e cumprimento de exigências, por exemplo.

Em todo o Brasil são 1.525 agências da Previdência Social espalhadas. De acordo com o INSS, antes de reabrir, cada unidade vai realizar uma avaliação do perfil do quadro de servidores e contratados, a quantidade de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva.

As unidades que não possuírem as condições necessárias para atender a população de forma segura vão seguir em regime de plantão reduzido e será disponibilizado um painel eletrônico que exibirá informações sobre o funcionamento das agências da Previdência Social, os serviços oferecidos e o horário de atendimento.

Prova de vida permanece suspensa

Até o final de setembro, a prova de vida que é exigida para o recadastro anual de aposentados e pensionistas segue suspensa, de acordo com instrução normativa do Ministério da Economia publicada no Diário Oficial.

Isto quer dizer que os pensionistas não são obrigados a comprovar sua vitalidade, e o pagamento permanece ocorrendo normalmente. Após o mês de setembro será preciso comprovar a vida, caso contrário, o salário é bloqueado.

Atendimento remoto

O INSS diz que os serviços que não podem ser realizados presencialmente estão disponíveis no aplicativo e site Meu INSS, e pelo telefone 135.

Em sua página na internet, o INSS possui um guia para auxiliar as pessoas que tem dificuldade de acessar o Meu INSS.

Como acessar o Meu INSS?

O Meu INSS pode ser acessado através do computador e também pelo aplicativo para celular. O portal agiliza o tempo de quem precisa fazer agendamentos, solicitar benefícios, serviços e realizar consultas.

O aplicativo está disponível para celulares e tablets com os sistemas operacionais iOS e Android.

É possível também ligar para o telefone 135, de segunda à sábado, de 7h às 22h (horário de Brasília).

O segurado pode consultar e acompanhar todas as suas informações de sua vida profissional, como por exemplo, dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados.

Se cadastrando no site ou aplicativo

Para realizar o cadastro no Meu INSS, você vai precisar informar seu CPF, nome completo, data e local de nascimento e nome da mãe.

Após isso será gerado um código de acesso provisório. Nesse momento você deve fazer login, com a senha provisória.

Logo em seguida, aparecerá mensagem informando que é necessário que você crie sua própria senha, que deve ser: alfanumérica, (Exemplo: soufeliz1).

Meu INSS (Imagem: Google)

Serviços disponíveis

Praticamente todos os serviços prestados pela Previdência Social estão disponíveis no aplicativo e site Meu INSS. Entre eles o usuário encontra:

  • Aposentadorias Urbanas;
  • Salário Maternidade;
  • Extrato Previdenciário (CNIS);
  • Calculadoras;
  • Agendamentos/Requerimentos;
  • Extrato de Pagamento de Benefício;
  • Carta de Concessão de Benefício;
  • Agendamento de perícia, entre outros.

Atendimento pelo Telefone 135

As pessoas que preferirem, podem contatar o INSS através do atendimento pelo telefone no número 135. Através do atendimento, é possível obter todas as informações que também são disponibilizadas no aplicativo.

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Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.