INSS: 5 informações importantes sobre a nova prova de vida

A prova de vida do INSS é uma ferramenta usada pela instituição para garantir a segurança do pagamento de aposentados e pensionistas, evitando assim, fraudes e pagamentos indevidos. Com a pandemia de Covid-19 as agências tiveram seus serviços paralisados e tiveram que recorrer a ferramentas digitais para continuar a atender os beneficiários.

INSS: 5 informações importantes sobre a nova prova de vida
INSS: 5 informações importantes sobre a nova prova de vida (Imagem: Reprodução/Google)

A prova de vida do INSS pode ser realizada pelo celular. Essa novidade começou valer na última quinta-feira (20) como forma de garantir a segurança dos aposentados e pensionistas durante esse período de pandemia do Covid-19.

Na primeira etapa do projeto de prova de vida digital serão atendidos 500 mil segurados que possuem título de eleitor ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) entrará em contato pelos seguintes canais: Meu INSS, central 135 e e-mail.

Será usada a biometria facial para comprovar a vida. Essa iniciativa surgiu da parceria entre Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia (SGD) e a Dataprev.

Os beneficiários que serão comunicados para realizar a prova de vida são aqueles que estão com pendência.

Para efetuar a prova, o INSS usará os dados cadastrados no banco de dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Esses dois já utilizam a biometria facial em seus documentos, por esse motivo, só serão convocados àqueles que tenham esse registro.

Quem deve fazer a prova de vida do INSS

A prova de vida deve ser realizada por todos os aposentados e pensionistas que recebem o benefício a mais de um ano. Essa medida é realizada a cada doze meses, com o intuito de evitar fraudes nos pagamentos.

Sendo assim, quem recebe seu benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético tem a obrigação de comparecer a agência bancária em que recebe ou a uma das unidades da Previdência para realizar a comprovação na data marcada.

5 informações importantes sobre a prova de vida do INSS

  • Será usada a câmara frontal do celular, através do aplicativo do Meu INSS e do aplicativo do Governo Digital (Meu gov.br);
  • A prova de vida será com o envio de fotos;
  • A prova de vida digital terá validade;
  • A prova de vida presencia continuara sendo usada para quem não tem acesso à internet;
  • Será usada a base de dado do Denatran e do TSE.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.