Ufal abre 450 vagas para vestibular online em cursos semipresenciais

Oportunidade de ensino em Sergipe. Na última semana, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) informou que estará abrindo o processo seletivo de seu vestibular online para três cursos à distância. Ao todo, estão sendo ofertadas 450 vagas para as áreas de matemática e linguística. Os interessados devem se inscrever até o próximo dia 3, seguindo as normas abaixo.   

Ufal abre 450 vagas para vestibular online em cursos semipresenciais (Imagem: Divulgação)

Com a pandemia do novo coronavírus, diversos centros de ensino precisaram readaptar seus vestibulares. Na Ufal, a administração acadêmica está com uma seleção online para a realização de cursos semipresenciais. Os alunos devem fazer suas inscrições através do site Copeve (clique aqui). 

Ao acessar a página, basta preencher o formulário de cadastro informando os dados de identificação pessoal, meios de contato, endereço, entre outras coisas. Na sequência, é só informar a modalidade de curso desejada e confirmar a inscrição.

Cada usuário contará com um login e senha individual para conferir o processo da candidatura.  

Apesar do comunicado ter sido feito pela sede da Ufal em Alagoas, as atividades serão realizadas nos demais polos nacionais, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo, Olho D’Água das Flores, Delmiro Gouveia, Matriz de Camaragibe e Maragogi.  

Quadro de vagas 

  • Matemática (licenciatura) 
  • Letras/Português (licenciatura) 
  • Letras/Espanhol (licenciatura) 

Ofertadas para os candidatos enquadrados nos seguintes grupos: 

  1. profissionais concursados de escola pública da rede pública estadual ou municipal (assistentes/auxiliares administrativos, secretários, diretores, monitores, professores).  
  1. candidatos que fizeram pelo menos uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos últimos cinco anos e que não tenham zerado a redação.  

Sobre a seleção no vestibular Ufal 

Devido a pandemia do novo coronavírus, as provas não poderão ser feitas presencialmente. Desse modo, os inscritos deverão ser avaliados a partir de uma prova de títulos ou então pela nota do Enem realizado no ano anterior. O resultado deverá ser publicado até o dia 5 de outubro.  

“Nesse edital em especial, por conta da pandemia e não poder ter prova escrita, vai ser considerada a nota do Enem para o grupo da demanda aberta. Para profissionais que atuam na rede pública de ensino, a seleção vai seguir uma série de critérios com a análise de documentos enviados”, disse o coordenador Institucional da Educação a Distância (Cied) da Ufal, José Geraldo Ribeiro. 

 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.