Enem 2020: O que preciso saber antes das provas? Tire suas dúvidas

O Enem 2020 está trazendo novidades tanto no tipo de prova quanto no dia da aplicação. A edição de 2020 contará com o tipo digital aplicado em um dia diferente da prova física, em dois domingos. Devido a pandemia do coronavírus, as provas acontecerão em janeiro de 2021.

publicidade
Enem 2020: O que preciso saber antes das provas? Tire suas dúvidas
Enem 2020: O que preciso saber antes das provas? Tire suas dúvidas (Imagem: Reprodução Google)
publicidade

O Exame Nacional do Ensino Médio é composto por 180 questões, sendo 90 para cada dia de aplicação. As questões são dividas por quatro áreas do conhecimento, sendo:

  • Português e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências humanas e suas tecnologias;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias.

Além disso, é solicitada ao participante a produção de um texto dissertativo-argumentativo que traga uma proposta de intervenção para o problema proposto.

Enem 2020 digital

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) irá aplicar pela primeira vez o Enem Digital e a ideia é que esse modelo seja o único até 2026, com o intuito de reduzir os custos com impressão.

Além disso, com o Enem Digital será mais fácil resolver problemas com as provas e, caso tenha vazamento do modelo da prova, essa poderá ser substituída de forma imediata.

Outra vantagem é que a correção será mais rápida, já que as respostas serão enviadas de imediato. A redação continuará sendo de forma manuscrita.

A aplicação do Enem Digital 2020 será para um público teste (101.100 participantes que optaram por esse modelo), sendo em dias diferente do Enem tradicional.

Material obrigatório e proibido

Quem irá realizar o Enem tradicional tem que estar atento para levar o material exigido e não ir até o local indicado para a aplicação do teste portando de materiais proibidos. Veja abaixo quais as regras nesse sentido:

Obrigatório e permitido:

  • Documento original com foto (RG, CNH, Passaporte e Carteira de Trabalho);
  • Caneta preta de material transparente;

É indicado que o candidato leve mais de uma caneta. Além disso, o estudante pode levar o seu lanche e água, já que a prova tem uma duração de até 5 horas e meia.

É proibido entrar no local da prova com:

  • Fones de ouvido;
  • Dispositivos eletrônicos (celulares, calculadoras, tablets, relógio, entre outros).

Glaucia AlvesGlaucia Alves
Gláucia Alves, formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Foi professora por 7 anos. Esse ano começou a trabalhar como redatora e como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR e realiza consultoria de redação on-line.