A Polícia Civil de São Paulo lançou, na semana passada, o aplicativo RG Digital SP, uma versão virtual da carteira de identidade disponível para dispositivo móveis. O app é para as pessoas que possuem o RG emitido no estado após 2014. A cédula virtual, no entanto, não substitui a documentação física, mas pode ser utilizada em várias situações.
Para ter acesso a documentação virtual, é preciso que o RG contenha a numeração vermelha, QR Code impresso no verso e estejam cadastrados no Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (Abis) da Polícia Civil.
Em suma, os documentos emitidos após 4 de fevereiro de 2014 apresentam os requisitos necessários.
De acordo com a Polícia Civil, o objetivo do documento digital é para acelerar o processo de recuperação em caso de eventuais perdas da cédula física.
Além disso, pode ser utilizado no dia a dia em situações que não é necessário apresentar o documento físico, por exemplo, para fazer consultas do número em algum cadastro.
Ainda segundo a Polícia Civil, 95% da população de São Paulo tem a documentação apta para acessar o app.
A parcela da população que ainda não tem o documento físico atualizado deve procurar os órgãos responsáveis, para que assim possa adquirir a versão com o código QR.
Como baixar a versão digital do RG
O aplicativo RG Digital SP está disponível para aparelhos Android 5.0 e iOS 10, além das versões superiores. Confira o passo a passo:
- Na loja de aplicativos do seu celular, baixe o app “RG digital SP”;
- Ao abrir o app, clique em “Adicionar RG”;
- Escaneie o QR Code do RG físico;
- Faça o cadastro do seu rosto na biometria facial;
Logo após a versão digital do documento de identidade já vai estar disponível e pronta para uso.
Caso seja feita a troca de dispositivo móvel ou a desinstalação do aplicativo, basta baixar novamente o RG Digital SP. Um novo registro deve ser realizado, para isso basta seguir os passos novamente.
Contudo, é necessário ter atenção, pois o RG digital só pode ser utilizado em um dispositivo móvel por vez, podendo ser bloqueado caso haja tentativa de obtenção em outros celulares.
Em caso de roubo ou furto, a Polícia Civil orienta que o usuário faça o registro do ocorrido. O boletim pode ser feito na Delegacia Eletrônica ou pessoalmente nas delegacias de polícia.