Governo de SP abre inscrições para cursos online gratuitos; veja como participar

Oportunidade de qualificação gratuita em São Paulo. Se você foi afetado profissionalmente pela pandemia do novo coronavírus ou deseja renovar seu currículo, fique atento. Nessa semana, o Governo Estadual informou que está ofertando cursos de especialização profissional gratuitos. Ao todo, são mais de 20 mil vagas em aberto, destinadas para as áreas de gestão administrativa, planejamento empresarial, entre outras.   

Perdeu o emprego? Microsoft oferece cursos online gratuitos para apoiar desempregados!
Governo de SP abre inscrições para cursos online gratuitos; veja como participar (Imagem: Unsplash/ Austin Distel)

O programa deverá selecionar 20 mil cidadãos para os cursos de qualificação. Desse total, 15 mil será direcionado para o projeto SP Tech e 5 mil irão para o Via Rápida Virtual, outro centro de ensino profissional.

As inscrições e aulas serão inteiramente online, seguindo o modelo de ensino à distância determinado pelo Ministério da Educação.  

Sobre vagas e áreas de atuação 

Ao todo, serão ministrados oito cursos introdutórios para os seguintes mercados: tecnologia da informação, gestão e idiomas.

A carga horária terá uma durabilidade de 80h e será administrada pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).  

Há ainda oportunidades para os atuantes no mercado de: Gestão Administrativa; Planejamento Empresarial e Finanças para Empresas.

Em tecnologia, as aulas serão sobre lógica de programação, banco de dados, desenvolvedor web e desenvolvedor mobile. Por fim, serão ofertados cursos de idiota de Espanhol Básico, para quem deseja torna-se bilíngue.  

Como se inscrever nos cursos

Para poder participar, os interessados devem ter uma idade mínima de 16 anos e comprovar residência no estado de São Paulo. Além disso, é preciso ter ao menos a alfabetização completa, sendo ela realizada na mesma região. 

A inscrição deve ser feita até o dia 16 de agosto, através do site www.cursosviarapida.sp.gov.br.  O resultado deverá ser publicado na semana seguinte, estado as aulas previstas para serem iniciadas no dia 24 de agosto.

Os alunos, ao concluírem suas formações, receberão um certificado de validação do curso, desde que tenha obtido uma média de avaliação acima de 7,5.  

Em caso de empate ou um número de inscrição maior que a disponibilidade de vagas, serão selecionadas as pessoas com uma menor renda, desempregadas ou enquadradas em algum tipo de deficiência.  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.