Poupatempo SP volta a funcionar esta semana; veja quais unidades serão abertas

PONTOS CHAVES

  • O Poupatempo e o Ciretran vão retomar as atividades
  • Isso só foi possível nas cidades em que estão na fase laranja e amarela do plano SP
  • Ao todo vão ser reabertas 252 agências como Ciretran e 8 como Poupatempo.

Na última quarta-feira (12), o governo de São Paulo anunciou a reabertura gradual das unidades do Poupatempo e do Ciretran nas cidades que estiverem nas fases laranja e amarela do Plano São Paulo. O plano é responsável por ditar o período de reabertura das atividades econômicas.

Poupatempo SP volta a funcionar esta semana; confira quais serviços estarão disponíveis
Poupatempo SP volta a funcionar esta semana; veja quais unidades serão abertas (Foto: Google)

Essa reabertura começa a acontecer a partir de quarta-feira (19), quando serão retomados os atendimentos presenciais

Serão reabertas as unidades da Sé, Itaquera, São Bernardo do Campo, Mauá, Mogi das Cruzes, Santos, Guarujá e Bauru. A cada semana novas unidades vão voltar a funcionar. 

Ao todo, está prevista a volta do funcionamento de 252 agências como Ciretran e 8 como Poupatempo. Nos dois formatos, as unidades só poderão atender até 30% da sua capacidade.

As unidades do Poupatempo foram fechadas desde o dia 24 de março por conta do decreto que suspendeu serviços não essenciais no período do novo coronavírus. 

Junção de Poupatempo e Detran

Poupatempo SP volta a funcionar esta semana; confira quais serviços estarão disponíveis
Poupatempo SP volta a funcionar esta semana; confira quais serviços estarão disponíveis (Foto: Google)

O vice-governador do estado, Rodrigo Garcia anunciou que o Poupatempo irá incorporar à sua gestão todos os serviços que são oferecidos pelo Detran São Paulo, o que aumentou as unidades do poupatempo de 75 para 340.

Segundo, Garcia “As unidades existentes, portanto, crescerão 04 vezes até o final do nosso governo. Para expandir o programa nessa dimensão nós estamos unificando o Detran junto ao poupatempo. A partir de agora Detran e Poupatempo são um único local de atendimento ao público e essas unidades são transformadas em postos presenciais do poupatempo ao longo dos próximos 2 anos”, disse.

Ao se unir com o Detran, o número de serviços oferecidos pelo Poupatempo passou de 75 para 133. De acordo com a gestão estadual, a expectativa é que em 2022 sejam 242 serviços.

O presidente do Detran de São Paulo, Ernesto Mascellani, disse que “É tudo num lugar só, tudo num padrão poupatempo que o cidadão reconhece como um serviço de excelência. Portanto, o Detran ao se integrar tanto ao poupatempo físico, como digital, tem a expectativa de atender melhor e ser muito mais eficiente nesse relacionamento”.

Serviços online

No começo do mês de maio foi lançado o Poupatempo Digital, que vai oferece cerca de 60 serviços para a população. De acordo com o governo, recentemente as demandas por serviços presenciais caíram. 

Antes da pandemia, 81% dos serviços precisavam ser presenciais, agora, 70% destes serviços são digitais.

Os usuários podem acessar o serviços apenas baixando o aplicativo ‘Poupatempo Digital’, que está disponível para Android e IOS. 

Depois é só fazer login e senha, que podem ser criados e usados ao acessar o site do Poupatempo. A plataforma foi desenvolvida pela empresa de tecnologia do Governo de São Paulo (Prodesp). 

Datas para reabertura das unidades

19 de agosto: Sé, Itaquera, São Bernardo do Campo, Mauá, Mogi das Cruzes, Santos, Guarujá e Bauru

26 de agosto: Lapa, Santo Amaro, Cidade Ademar, Guarulhos, Suzano, Caraguatatuba, Campinas Shopping, Sorocaba, Araraquara, São Carlos, São Vicente e Praia Grande.

02 de setembro: Santo André, Osasco, Taboão da Serra, Diadema, Carapicuíba, São José do Rio Preto, Catanduva, Fernandópolis, Barretos, Caieiras, Cotia, Indaiatuba.

10 de setembro: Itaquaquecetuba, Piracicaba, Franca, Americana, Rio Claro, Marília, Presidente Prudente, Bragança Paulista, Mogi Guaçu, São João da Boa Vista, Araras, Sertãozinho.

16 de setembro: Guaratinguetá, Ourinhos, Tatuí, Jahu, Itu, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Taubaté, Limeira, Araçatuba e Jundiaí.

23 de setembro: Lençóis Paulista, Jales, Aguaí, Salto, Pindamonhangaba, Votuporanga, Jacareí, Bebedouro, Botucatu e Birigui.

30 de setembro: Penápolis, Andradina, Avaré, Assis, Itapetininga, Itapeva, Registro, Dracena, Tupã e Lins.

14 de outubro: Hortolândia, Santa Barbara D’oeste, São Caetano do Sul, Sumaré, Franco da Rocha.

28 de outubro: Barueri, Itapevi, Atibaia, Valinhos, Embú das Artes, Itatinga, Porto Ferreira e São Sebastião.

Plano São Paulo

Cada uma das regiões de São Paulo está em uma das fases de flexibilização, para que possam avançar para a próxima fase o governo leva em consideração:

  • ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs);
  • total de leitos por 100 mil habitantes;
  • variação de novas internações, em comparação com a semana anterior;
  • variação de novos casos confirmados, em comparação com a semana anterior;
  • variação de novos óbitos confirmados, em comparação com a semana anterior.
  • Na fase verde também é considerado óbitos e casos para cada 100 mil habitantes.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!