Detran SP: 2ª via CNH, renovação, licenciamento e todos os serviços disponíveis

PONTOS CHAVES

  • O Detran já retomou alguns serviços presenciais
  • A lista de retorno prioriza os que são mais pedidos 
  • Além disso, as aulas de CFC voltaram a realizar as aulas e provas

Na última sexta-feira (7), o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran SP), lançou uma cartilha com orientações aos cidadãos sobre os serviços online mais procurados pelo site ou aplicativo. 

Detran SP: 2ª via CNH, renovação, licenciamento e todos os serviços disponíveis
Detran SP: 2ª via CNH, renovação, licenciamento e todos os serviços disponíveis (Foto: Google)

Nesta cartilha são oferecidas informações sobre renovação de CNH online, 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação, licenciamento do veículo, transferência veicular, registro de veículo, alteração de endereço, liberação de veículo apreendido, apresentar recursos contra multas, consulta da pontuação da CNH etc.

O presidente do Detran-SP, Ernesto Mascellani Neto, comentou sobre o objetivo da divulgação.

“A cartilha é mais uma ferramenta que o Detran.SP disponibiliza, de forma clara e direta, para esclarecer as principais dúvidas dos serviços digitais. Para atender aos anseios de uma sociedade cada vez mais conectada, não mediremos esforços para oferecer soluções inovadoras, que tragam comodidade e autonomia aos usuários”, diz.

De acordo com o governo, nestes meses em que estamos em isolamento social, o Detran ampliou cerca de 48% dos seus serviços digitais. 

Todas as unidades do estado estão com o atendimento suspenso por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus e ainda não há previsão de volta ao atendimento.

Caso os seus serviços não esteja disponível online, o Detran mantém um canal de atendimento, o “Fale com o Detran”, o portal ou aplicativo, que pode ser baixado nas plataformas Android e iOS.

Habilitação

Detran SP: 2ª via CNH, renovação, licenciamento e todos os serviços disponíveis
Detran SP: 2ª via CNH, renovação, licenciamento e todos os serviços disponíveis (Imagem: Google)

No final do mês de junho, o Estado de São Paulo começou a fazer a retomada de forma gradual do processo de retirada da Carteira Nacional de Habilitação, nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) que são credenciados pelo Detran SP, com aulas remotas e sistema de reconhecimento facial para comprovar a identidade de condutores.

Além disso, foi retomado os agendamentos de dia e horário para que sejam realizados os exames práticos de direção pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs). 

Segundo o órgão, essa medida beneficia cerca de 50 mil alunos que tiveram o processo de habilitação interrompido durante a pandemia, e o agendamento deve ser feito pelo sistema e-CNH, já utilizado pelos CFCs em todo o Estado.

Com o objetivo de garantir que os procedimentos teóricos e práticos sejam realizados com segurança, para alunos e instrutores, o Detran/SP anunciou a adoção dos protocolos sanitários, como uso de máscara e higienização dos veículos, antes de cada aula.

Entrega dos documentos Detran SP

Em 20 de julho, o Detran SP e o Poupatempo começaram a fazer a entrega de documentos de forma gratuita no estado de São Paulo.

A ideia é que sejam evitados os deslocamentos, assim diminuindo os riscos para as pessoas por conta da pandemia da Covid-19.

Os documentos já eram enviados pelo Correio, mas era necessários os motoristas pagarem o valor referente à taxa de entrega.

De acordo com o governo de São Paulo, estão sendo entregues documentos de identidade (RG) e Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) emitidos antes do início da quarentena.

As postagens foram realizadas primeiro para os cidadãos atendidos em março para solicitação da carteira de identidade. 

Na outra semana, a entrega foi de carteiras de habilitação emitidas nos meses de janeiro, fevereiro e março. De início, foram entregues 195 mil documentos.

Se o cidadão não receber a correspondência em até três semanas, deve entrar em contato por meio dos canais de atendimento ao cidadão: o Fale Conosco, no portal do Poupatempo, ou o Fale com o Detran.SP.

Além disso, o Detran-SP passou a fazer entregas por sistema drive thru, em que o motorista retira os documentos sem sair do carro, os Certificados de Registro de Veículos (CRV) aos motoristas que precisam do documento com urgência.

CNH vencida

A fiscalização fica interrompida por tempo indeterminado, os prazos foram estendidos para o condutores circularem com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida desde o dia 19 de fevereiro.

Essa medida faz parte das ações do governo federal de auxiliar a população no enfrentamento dos impactos causados pelo coronavírus no setor de trânsito, e dos transportes do país. 

O prazo se aplica também para a Permissão de Dirigir (PPD) e para a expedição de Certificado de Registro de Veículo (CRV), em caso de transferência de propriedade de veículo adquirido desde o dia 19 de fevereiro, assim como o registro de licenciamento de veículos novos, desde que ainda não tenham expirado.