Senado aprova empréstimo para empresas usando maquininhas de cartão; entenda!

Governo federal valida mais uma linha de crédito. Nessa quarta-feira (29), os representantes do Senado aprovaram a medida provisória que concede um programa de empréstimo para os microempreendedores individuais (MEIs). Diferentemente do Pronampe, as solicitações desta modalidade deverão ser feitas por meio das maquininhas de cartão de modo que concedam os recursos ainda mais rápido.

Senado aprova empréstimo para empresas usando maquininhas de cartão; entenda! (Imagem: Reprodução - Google)
Senado aprova empréstimo para empresas usando maquininhas de cartão; entenda! (Imagem: Reprodução – Google)

A medida foi intitulada como Programa Emergencial de Acesso a Crédito (Peac) e tem como objetivo facilitar a aceitação do empréstimo para as pequenas empresas.

De acordo com os parlamentares, sua utilização irá minimizar o número de desempregos e otimizar o funcionamento dos pequenos negócios seriamente afetados pela pandemia do novo coronavírus 

Por meio do programa, quem for MEI poderá ter acesso a até R$ 50 mil, disponibilizados através das maquininhas de cartão. A proposta agora foi encaminhada para o presidente Jair Bolsonaro que deverá aceitar ou vetar os pontos propostos no Congresso.  

Como funcionará o empréstimo por maquininhas 

A principal característica do programa é que ele é destinado exclusivamente para os MEI’s. Nesse caso, os pequenos empresários devem contactar seus bancos para ter acesso a 8% do valor total de suas vendas. 

A liberação da quantia só pode ser feita mediante um contrato de formalização com a instituição financeira, que deverá ser assinado de forma digital.  

Para definir o valor total do empréstimo, será preciso que os bancos calculem a média mensal de vendas do solicitante. 

Dessa forma, o limite do seu crédito poderá ser de até o dobro do valor contabilizado por meio das vendas e arranjos de pagamento. Entretanto, não deve ser superior a R$ 50 mil por beneficiário.  

Por fim, no que diz respeito as taxas de juros, essa será de 6% ao ano e o prazo total de pagamento é de 36 meses. Já a carência é de 6 meses após a validação do serviço.  

Para poder ter acesso ao empréstimo os MEIs precisam se enquadrar nas seguintes regras: 

  • tenham tido vendas de bens ou prestações de serviços liquidadas em arranjos de pagamento em pelo menos um dos meses entre janeiro e março de 2020; 
  • não tenham na data da formalização do empréstimo, operações de crédito ativas, celebradas fora do âmbito do Peac-Maquininhas, garantidas por recebíveis a constituir de arranjos de pagamento. 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.