Dicas para começar a investir em ações sem riscos

Baixa nas taxas de juros estimula o mercado de investimentos. Com a pandemia do novo coronavírus, muitos brasileiros passaram investir em ações financeiras como forma de garantir recursos mediante a crise econômica. Para quem tem a oportunidade de fazer tais investimentos, o cenário é de instabilidade e requer um pouco mais de atenção e cuidado na hora de injetar o dinheiro.

Dicas para começar a investir em ações sem riscos (Imagem: Reprodução - Google)
Dicas para começar a investir em ações sem riscos (Imagem: Reprodução – Google)

Abaixo, listamos 5 dicas essenciais para você entender como funciona esse segmento. Confira 

Tenha sempre uma reserva de emergência 

A primeira e mais importante dica a pôr em prática é guardar sempre um valor destinado para emergência. Essa quantia não deve ser aplicada em lugar algum e só pode ser utilizada em casos específicos onde a renda mensal não seja o suficiente para suprir tal despesa.

Desse modo, mesmo se for fazer o investimento, não esqueça de separar uma quantia x e assim evite preocupações e entradas em crise.  

O dinheiro aplicado não pode ser destinado para outras contas 

Similar a dica anterior, essa é importante para que você lembre-se de que o valor aplicado não poderá ser retirado imediatamente, sendo assim ele só pode ser investido se estiver 100% livre.

Depois de guardar o intitulado emergencial, se organize para ter a garantia de que o montante destinado para a aplicação não deveria ser utilizado em alguma outra transação ou despesa. Depois de investido, se retirado você deverá ter perdas e terá um prejuízo certeiro.  

Faça aplicações com seu próprio dinheiro 

Já que optou pelas aplicações, esteja ciente de que o valor é seu. Tendo em vista a instabilidade do atual mercado financeiro, solicitar recursos de terceiros para uma possível devolução poderá lhe causar dores de cabeça, caso seu investimento não dê resultados positivos de forma imediata. Além disso, não cogite a possibilidade de recorrer a bancos, fazer empréstimos ou financiamentos, pois isso lhe sairá ainda mais caro considerando as taxas de serviços das instituições.  

“A conta que se faz é: com a Selic a 2,5% ao ano, posso comprar ações de uma empresa que pague dividendos de 6% e, com a diferença, quito os juros do empréstimo. Porém, a bolsa é considerada um investimento em renda variável, e a renda variável varia para cima e também para baixo. Caso por algum motivo uma empresa deixe de gerar um bom rendimento, o investidor vai ter que arcar com os custos do empréstimo sozinho”, explica Louise Barsi, filha do lendário megainvestidor brasileiro Luiz Barsi, 

Avalie os setores perenes 

As empresas de serviços essenciais são as mais seguras para fazer os investimentos. Distribuidoras de energia, por exemplo, apresentam um índice baixíssimo de falência e por isso podem te garantir uma maior segurança.  

Se informe sobre a empresa antes de investir 

Por último, mas não menos importante, tenha total conhecimento sobre a empresa onde está aplicando seu dinheiro. Política de privacidade, valores, experiências de outros clientes, entre outras informações, são importantes para que você não se surpreenda negativamente.  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.