Perdeu o emprego? Franquias viram oportunidade para trabalhadores autônomos

Brasileiros passam a virar seus próprios patrões como forma de sobrevivência na crise. Com os efeitos econômicos do novo coronavírus, muitos trabalhadores foram desempregados e precisaram buscar por outras formas de financiar seus custos. Entre as oportunidades, a solicitação por franquias vem sendo bastante requisitada tendo em vista que seus valores estão mais baratos.   

Perdeu o emprego? Franquias viram oportunidade para trabalhadores autônomos (Imagem: Reprodução - Google)
Perdeu o emprego? Franquias viram oportunidade para trabalhadores autônomos (Imagem: Reprodução – Google)

Se você está desempregado e pensando em uma forma de aplicação com o valor do seu seguro desemprego, a apropriação de uma franquia pode ser uma boa chance para reerguer as contas.

Mesmo afetadas, as redes estão reagindo aplicando cortes de até 70% em suas taxas, fazendo com que muitos fiquem interessados em atuar como colaboradores. 

Para quem quiser aplicar, o primeiro ponto a ficar atento é saber quais são os segmentos mais atraentes. De acordo com os últimos balanços realizados, a área que mais vale a perna tem sido a de micro franquias, que solicitam uma aplicação de até R$ 90 mil.  

Nesse caso, o empreendedor possui a facilidade de trabalhar em sua casa, não precisando gastar recursos com alugueis de espaços e demais valores de infraestrutura. Normalmente, produtos ligados à área de alimentação são os com uma maior circulação econômica.  

Cuidados com as franquias 

Ao ter seu próprio estabelecimento, é preciso ficar atento as demandas do mercado. Não invista em um setor que não há um poder de compra e venda na sua região. Ou seja, antes de decidir no que irá atuar, faça uma pesquisa de mercado para entender quais são as oportunidades.  

Fique atento também aos gastos que serão necessários para dar início ao negócio. Normalmente, cerca de 10% a 15% do valor previsto inicialmente é destinado para manter a infraestrutura que fará sua atividade funcionar.  

Monitore também as taxas que serão aplicadas pela franqueadora e procure saber como está seu desenvolvimento a nível estadual e nacional. Há uma parcela significativa de marcas que decretaram falência mediante a pandemia.

Caso isso aconteça, significa uma perda financeira muito grande tendo em vista que suas atividades ficarão inviabilizadas e a marca não te dará um retorno do valor total investido.  

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Perdeu o emprego? Franquias viram oportunidade para trabalhadores autônomos

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA