Novo botão do PIX chega nesta quarta-feira (1), contra fraudes e golpes

A partir de 1º de outubro, os brasileiros passam a contar com um novo recurso de segurança no Pix: o botão de contestação.

O objetivo é facilitar a denúncia de fraudes, golpes e casos de coerção, sem precisar recorrer a atendimentos demorados.

Com o novo sistema, o usuário poderá iniciar o processo direto no aplicativo do seu banco ou instituição financeira.

A medida é parte da evolução do Mecanismo Especial de Devolução (MED), criado pelo Banco Central para proteger quem sofre com operações indevidas.

Como funciona o botão de contestação do PIX?

Quando o cliente aciona o botão, a informação chega imediatamente ao banco que recebeu o dinheiro. A instituição pode então bloquear parcial ou totalmente os recursos, garantindo que não sejam sacados pelo fraudador.

Após o bloqueio, os bancos envolvidos têm até sete dias para analisar o caso. Se for confirmada a fraude, a devolução é feita. O prazo máximo para que o valor retorne à conta do cliente é de 11 dias.

Em quais situações não é possível usar o recurso?

Apesar de avançado, o botão de contestação não cobre todos os cenários.

Ele não se aplica quando há erro de digitação da chave Pix, arrependimento após a compra ou desacordo comercial. Além disso, não vale em situações em que terceiros de boa-fé receberam o valor.

Assim, o foco é reforçar a proteção contra golpes digitais, cada vez mais comuns, e dar mais confiança ao usuário.

O Banco Central, inclusive, acredita que a novidade vai reduzir perdas financeiras e aumentar a credibilidade do sistema.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.