Com quase quatro meses de isolamento social, Salvador começa a estruturar plano de reabertura para o comércio. Na última semana, a gestão municipal informou que está desenvolvendo os protocolos para que os setores econômicos voltem a funcionar. O comunicado não apresentou datas, quais medidas serão aplicadas e nem a divisão dos mercados, mas garantiu prioridade para shoppings centers e templos religiosos.
A prefeitura municipal de Salvador, em parceria com o Governo da Bahia, está formulando um plano de ação para a retomada do comércio. De acordo com os gestores, a decisão só será tomada mediante a diminuição do número de infectados na cidade, que está sendo monitorado pela secretaria de saúde.
Reabertura de shoppings em Salvador
A proposta inicial sugere que, em um primeiro momento, sejam abertos apenas shoppings e espaços ligados a religião. No entanto, há ainda sugestões para os centros de compras públicos e também parques e praia.
Para os shoppings, o planejamento sugere a aplicação de um controle de entrada e saída de clientes e funcionários. Além disso, o horário de funcionamento deverá ser reduzido. Praças de alimentação devem permanecer isoladas, sendo permitida apenas a retirada de produtos via delivery.
Nas lojas, os proprietários deverão fornecer equipamentos de segurança para seus funcionários e atuar com apenas metade da capacidade de compradores.
Haverá também novas formas de pagamento do estacionamento via sensor, evitando assim que as pessoas toquem em máquinas. Os corredores deverão ainda fornecer álcool em gel gratuitamente.
Demais áreas
Até o momento, não se sabe ainda como acontecerá o fim do isolamento na região. Mas já se adiantou que todos os cidadãos ainda deverão permanecer utilizando suas máscaras de segurança de forma obrigatória, ficando sujeitos a multas em caso de descumprimento.
Como o número de ocupação dos leitos de UTI ainda seguem elevados, a gestão não poderá flexibilizar totalmente as atividades em julho. A estimativa é que apenas a partir de agosto as ações de retomada passem a ser aplicadas.
Balanço de vítimas
Até o momento, segundo dados da secretaria de saúde, o estado da Bahia conta com mais de 87 mil infectados, registrando 2.107 mortes. Somente nas últimas 24h, foram registradas novas 1.500 vítimas.