INSS telefone: Veja como agendar seu atendimento nas agências

As agências do INSS estão fechadas por conta da pandemia, e por isso, o atendimento tem ocorrido de forma online ou por telefone. Porém, com a previsão de reabertura, alguns serviços precisam ser agendados previamente. Veja abaixo como fazer.

publicidade
INSS telefone: Veja como agendar seu atendimento nas agências
INSS telefone: Veja como agendar seu atendimento nas agências (Foto: Google)
publicidade

O cidadão pode agendar por meio do site ou através do aplicativo ‘Meu INSS’. Para efetuar o pedido pelo site, basta acessar o endereço meu.inss.gov.br.

No caso do aplicativo, o usuário deve efetuar o download pelas lojas Google Play Store ou Apple Store. O app está disponível gratuitamente para usuários Android e iOS.

Aqueles usuários que tenham dificuldade de utilizar esses meios, podem ligar para o telefone 135 e agendar o atendimento.

Vale ressaltar que o cadastro é bem simples, mas para fazer é preciso ter todos os documentos em mãos.

Reabertura do INSS

As agências do INSS pretendem reabrir a partir do dia 13 de julho, porém esse funcionamento será gradual.

Nas próximas semanas o governo deve informar quais são as regras a serem seguidas para que as agências possam funcionar. Outro ponto importante é que será necessário seguir as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em resumo, o atendimento deve ser feito com proteções de acrílico entre as baias, além de cada usuário ter que ficar pelo menos a 1,5 de distância uns dos outros e utilização de máscaras e álcool em gel para higienização.

Alguns serviços serão priorizados no atendimento:

  • Perícia médica;
  • Avaliação social;
  • Cumprimento de exigência;
  • Justificação administrativa;
  • Reabilitação profissional.

O intuito é reduzir a fila que tem se acumulado por conta da falta de atendimento presencial.

Cidadãos que não tiverem agendado previamente não serão atendidos, e por isso é importante utilizar os meios digitais antes de se dirigir a uma agência.

Essa medida serve para evitar filas e aglomerações nas agências do INSS, pois isso pode aumentar o número de pessoas contaminadas. Principalmente por que a maioria dos beneficiários se trata de idosos e pensionistas, que muitas vezes são pessoas que possuem alguma comorbidade.

Cerca de metade das agências do país irão funcionar a partir das próximas semanas, o que é uma média de 750 unidades.

 

 

AvatarAmanda Castro
Amanda Castro é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). É responsável pela área de negócios, tráfego e otimização SEO do portal FDR. Além disso, é também redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular, finanças e programas sociais.