Nova regra de trânsito pode impactar motoristas em Ubatuba/SP: saiba o que muda

A nova regra de trânsito em Ubatuba altera o uso de zonas de estacionamento para motorhomes, trailers e ônibus adaptados. Com aprovação em junho de 2025, a lei estabelece onde esses veículos podem permanecer — e onde passa a ser proibido.


O que muda com a nova regra de trânsito

A legislação permite que motorhomes estacionem na Zona Azul central por até 2 horas. Nas regiões de praias, entretanto, o tempo máximo permitido é de 6 horas, desde que o veículo não ultrapasse 4,80 metros de comprimento.

Fora dessas áreas, porém só será possível estacionar em campings licenciados ou em estacionamentos privados regularizados. Isso visa, sobretudo, organizar o fluxo de veículos grandes e preservar espaços públicos.

Uma motorhome estacionada após a nova regra de trânsito
Imagem: Geração/FDR

Onde fica proibido e quais são as penalidades

A permanência está proibida em praças, praias, áreas de preservação ambiental, calçadões e vias públicas que não sejam para o estacionamento desses veículos.

Além disso, está proibido o uso de churrasqueiras, tendas ou estruturas improvisadas. E o consumo de água ou energia de fontes públicas sem autorização agora também é uma infração.

As penalidades, aliás, vão de advertência inicial a multas de R$ 500 e R$ 1.000, além da possibilidade de remoção do veículo. Os custos da estadia e da remoção serão cobrados do proprietário.


Por que a nova regra de trânsito é importante para Ubatuba

Com o aumento do turismo sobre rodas, a cidade passou a registrar mais acampamentos irregulares e impactos ambientais.

A nova medida, portanto, busca equilibrar o crescimento do setor com a preservação dos espaços públicos e ambientais.

Além disso, a norma fortalece empreendimentos locais, como campings e estacionamentos legalizados. Agora eles terão um papel central na recepção desses veículos.

O que os campings e estacionamentos devem fazer

Empreendimentos do setor terão até seis meses para se regularizar. Depois que passar este período, a prefeitura passa a exigir licença ambiental, sanitária e urbanística.

A partir da data, somente estabelecimentos devidamente licenciados poderão operar.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.