15 de agosto é feriado em várias partes do Brasil; entenda o porquê

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O dia 15 de agosto é um marco significativo em várias partes do Brasil. Essa data especial é considerada feriado em muitos lugares. Mas, por que o 15 de agosto ganha essa relevância em algumas regiões do país?

15 de agosto é feriado em várias partes do Brasil; entenda o porquê
Imagem: Geração/FDR

A importância do 15 de agosto

O 15 de agosto celebra a Assunção de Nossa Senhora, um dos principais festejos marianos da Igreja Católica. Em cidades onde a festa da padroeira é celebrada, esse dia se transforma em um momento de união e devoção.

Onde o 15 de agosto é feriado?

No Brasil, algumas cidades e estados adotaram o 15 de agosto como feriado oficial. Por exemplo:

  • Belo Horizonte: Feriado municipal para homenagens a Nossa Senhora da Boa Viagem.
  • Fortaleza: Comemorações religiosas significativas Nossa Senhora da Assunção.
  • Vitória da Conquista:feriado municipal em homenagem a Nossa Senhora das Vitórias
  • Outras cidades: Celebrações locais diversas.

Por que o 15 de agosto não é feriado nacional?

Embora tenha grande importância religiosa, o 15 de agosto não é feriado nacional. Entretanto, as cidades têm autonomia para definir seus próprios feriados municipais, e muitas aproveitam essa data para fortalecer tradições locais.

O fato de várias cidades celebrarem o 15 de agosto reforça a diversidade cultural do Brasil, refletindo tradições e valores que se estendem por todo o país.

É uma data que, por meio da fé e cultura, une comunidades em toda a nação. Se você está de olho nos feriados futuros, confira o próximo feriado e planeje suas festividades!

Para mais informações sobre o significado do dia 15 de agosto, você pode consultar uma fonte confiável como a CNN Brasil.

Descubra mais sobre outros feriados e tradições culturais no Brasil visitando o site da FDR.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.