SALESóPOLIS, SP — Manter um carro antigo exige atenção. O governo emitiu um alerta crucial para quem tem veículos fabricados há mais de 15 anos. Alguns proprietários podem ter a sorte grande de ficarem isentos de uma cobrança anual.
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
Embora seja de suma importância as manutenções constantes e atualizações essenciais para veículos antigos, pois eles precisam de revisões detalhadas para garantir condições adequadas de circulação, quem tem um automóvel mais antigo tem algumas vantagens.
Os governos estaduais liberam da cobrança do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor) os automóveis com mais de 10, 15 ou 20 anos de fabricação. Tudo vai depender do estado onde foi licenciado.
Carros que não pagarão IPVA em 2025
Existem alguns carros isentos do IPVA 2025 devido ao seu ano de fabricação. Neste caso não há cobrança de imposto porque a quantia recolhida pelo estado seria pouco. O cálculo do IPVA é baseado no valor de mercado deste automóvel.
Para chegar ao valor final a Secretaria de Fazenda multiplica a alíquota referente aquele tipo de veículo pelo seu preço de mercado segundo a tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Quanto mais moderno, maior será a cobrança.
A isenção pelo ano de fabricação fica disponível nos seguintes estados:
- Veículos com até 10 anos de fabricação: Amapá, Roraima e Rio Grande do Norte;
- Veículos com mais de 15 anos de fabricação: nos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Distrito Federal;
- Veículos com mais de 18 anos de fabricação: no estado do Mato Grosso;
- Veículos com mais de 20 anos de fabricação: Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul;
- Veículos com 30 anos ou mais de fabricação: Santa Catarina e no Tocantins;
- Carros fabricados até 2002: isentos no estado de Alagoas;
- Veículos elétricos: isentos nos estados do Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte, além do Distrito Federal;
- Veículos híbridos ou elétricos: reembolso de até R$ 3,3 mil ou desconto no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) na cidade de São Paulo.

Novo carro por menos de R$ 83 mil
O que considerar ao comprar um carro com mais de 15 anos de fabricação?
- Inspeções Obrigatórias: Prepare-se para inspeções frequentes, garantindo que seu veículo atenda às normas atuais de segurança e ambientais.
- Custos de Manutenção: Manutenção pode acarretar custos extras, mas é crucial para evitar problemas futuros e garantir segurança no trânsito.
- Consciência Ambiental: Atualizações no veículo podem diminuir a emissão de poluentes, promovendo um meio ambiente mais saudável.