O governo federal implementou, em 2025, um pacote de novos benefícios para idosos em 2025, e deve transformar a vida de milhões de brasileiros.
Entre as principais medidas, no entanto, estão as passagens gratuitas em transportes públicos; descontos em eventos culturais; isenções fiscais e a ampliação de programas sociais e de saúde.

Transporte gratuito para idosos: como funciona?
Embora algumas pessoas não saibam, idosos têm direito à gratuidade no transporte público em ônibus, trens e metrôs em diversas regiões do país.
Além disso, em viagens interestaduais, a nova regra garante duas vagas gratuitas por veículo. Caso os assentos não estejam disponíveis, o idoso tem acesso a um desconto mínimo de 50% para os demais.
A gratuidade, aliás, vale para todo o território nacional em linhas de transporte público regular. Para viagens locais (municipais ou intermunicipais), a validade e a forma de solicitação variam conforme a legislação de cada estado ou município.
Para ter acesso ao benefício, o idoso precisa apresentar um documento com foto. Mas para facilitar o processo, é possível usar a Carteira do Idoso, que pode ser solicitada online ou presencialmente.
Como obter a Carteira do Idoso em 2025?
É muito importante que toda a população saiba que a emissão do documento é gratuita e pode ser feita de duas maneiras:
- Online, pelo site do Gov.br, com login e preenchimento de formulário.
- Presencialmente, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximos.
Para solicitar a Carteira do Idoso, é necessário:
- Ter 60 anos ou mais;
- Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico);
- Ter renda individual de até dois salários mínimos.
O documento também dá acesso a meia-entrada em eventos culturais e esportivos, além de facilitar o acesso a outros benefícios sociais.
Outros benefícios sociais para idosos em 2025
Além do transporte gratuito, os idosos também contam com uma série de incentivos adicionais. Entre eles:
- Descontos em serviços essenciais, como contas de água e luz (em algumas cidades);
- Isenção ou redução do IPTU, mediante comprovação de baixa renda;
- Aumento no valor mínimo das aposentadorias, com correção acima da inflação para quem recebe até um salário mínimo;
- Ampliação do atendimento nos postos de saúde, com prioridade garantida e programas específicos para doenças crônicas e saúde mental;
- Incentivos à inclusão digital, com cursos gratuitos e acesso facilitado a tecnologias e locais como teatros e paques.
Esses direitos fazem parte de uma política pública que busca valorizar a população idosa. Desse modo, o governo garante mais dignidade, mobilidade e acesso à cultura e saúde.
Com os novos benefícios para idosos em 2025, o governo busca melhorar a qualidade de vida da população brasileira com mais de 60 anos.
Então, se você ou um familiar se enquadra nos critérios, não deixe de solicitar a Carteira do Idoso e aproveitar tudo o que foi conquistado.