Idosos comemoram decisão do governo que os deixa isentos DESTAS 3 dívidas

ARAGUARI, MG — A isenção para idosos acima de 60 anos se tornou um importante alívio financeiro, garantindo a dispensa de determinadas obrigações legais. A medida, prevista em lei, já está em vigor e pode beneficiar milhares de brasileiros nessa faixa etária. Entre as vantagens oferecidas está a possibilidade de se livrar de até três tipos de dívidas, conforme as regras estabelecidas. 

Idosos comemoram decisão do governo que os deixa isentos DESTAS 3 dívidas. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

A novidade representa um avanço importante em proteção social para quem mais precisa. A isenção para idosos vai além de benefícios fiscais e inclui também proteção contra dívidas excessivas. Com mais de 60 anos, muitos brasileiros podem renegociar débitos e até obter anulação parcial, conforme prevê a legislação atual.

A Lei do Superendividamento (Lei 14.871/2021) garante isenção para idosos em situações específicas, oferecendo amparo legal diante de cobranças que ameacem sua dignidade financeira. A medida tem como foco evitar o comprometimento total da renda.

A norma busca assegurar qualidade de vida para quem está na terceira idade, especialmente diante de práticas abusivas que dificultam o equilíbrio financeiro dessa população vulnerável. 

Quais são as dívidas isentas para idosos?

 

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.