SãO PAULO (SP) — Garantir uma alimentação saudável pode trazer uma série de benefícios. Dentre as mudanças existentes, o maior consumo de frutas costuma ser uma das alternativas buscadas pelos brasileiros. No entanto, a Anvisa emitiu recentemente um alerta sobre a presença de agrotóxicos em alguns desses alimentos.

O comunicado foi realizado com base em um relatório elaborado no último ano, que apontou a presença de níveis perigosos de agrotóxicos em algumas frutas.
Apesar de serem vistos como essenciais para a manutenção das plantações, os agrotóxicos podem trazer uma série de riscos para a saúde.
Por isso, o seu uso deve ser realizado de forma controlada e levando em consideração esses fatores.
Para garantir a saúde da população, a Anvisa realiza, de forma rotineira, a fiscalização do nível de agrotóxicos nos alimentos consumidos pelos brasileiros.
No entanto, uma das avaliações apontou que algumas frutas amplamente consumidas no país estão com níveis perigosos de agrotóxicos.
Confira as frutas que foram analisadas e o resultado obtido:
- De acordo com o levantamento da Anvisa, o resultado foi mais preocupante em frutas como abacaxi e laranja;
- Nesses alimentos, o nível de agrotóxicos foi considerado de risco agudo;
- Dessa forma, a recomendação para os consumidores era fazer um consumo diversificado dos itens durante a alimentação;
- Isso porque consumir alimentos variados, levando também em consideração o período de sazonalidade das plantações, ajuda a diminuir a exposição aos agrotóxicos;
- Essa diversidade também pode ajudar o consumidor a economizar no momento de realizar suas compras mensais;
- Além disso, os consumidores também podem priorizar alimentos orgânicos, que costumam ter melhores níveis em sua composição.
De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, também é essencial que a higienização dos alimentos seja realizada de forma adequada, já que uma simples lavagem pode ajudar a remover e diminuir os níveis de agrotóxicos nas frutas.