Nem sempre é necessário ter um passaporte em mãos para fazer uma viagem internacional. Para os brasileiros, existe a possibilidade de visitar diversos países da América do Sul apenas com o documento de identidade (RG), o que facilita o turismo regional e estimula o intercâmbio cultural entre nações vizinhas.

viajar livremente. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
Essa isenção do uso do passaporte é possível graças a acordos firmados entre os países do Mercosul e seus associados, que buscam integrar economicamente e politicamente os Estados participantes. A medida torna as viagens mais acessíveis e menos burocráticas para os cidadãos desses países.
Destinos acessíveis sem passaporte
Atualmente, nove países permitem a entrada de turistas brasileiros apenas com o RG válido e em bom estado de conservação. São eles: Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Para esses destinos, não é necessário apresentar o passaporte, desde que a identidade tenha sido emitida há menos de 10 anos e contenha uma foto que permita o reconhecimento claro do portador.
Apesar de Guiana e Suriname também fazerem parte do Mercosul como países associados, eles ainda exigem o passaporte brasileiro para entrada em seus territórios.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, traz mais detalhes sobre o CPF passar a ser único documento oficial de identificação no Brasil.
Documento brasileiro é valorizado no exterior
Fora da América do Sul, o passaporte brasileiro continua sendo um bom aliado dos viajantes. Segundo rankings internacionais, ele está entre os 50 mais valorizados do mundo, empatando com o documento argentino na 43ª posição global. Isso significa que cidadãos do Brasil conseguem entrar com mais facilidade em diversos países e, em muitos casos, sem a necessidade de visto para estadias de curta duração.