Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 poderão participar da enquete para escolher as novas datas de prova entre os dias 20 e 30 de junho. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, confirmou que o Ministério vai abrir a consulta com três opções de datas para as edições impressa e digital.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, afirmou em nota que a iniciativa é importante para dar oportunidade aos participantes interessados sugerirem o melhor período para realização das provas, garantindo transparência nas decisões.
A maioria das datas disponíveis para votação é em 2021, o que adiaria as provas para o ano que vem.
Datas para o Enem 2020
Enem impresso
- 6 e 13 de dezembro de 2020
- 10 e 17 de janeiro de 2021
- 2 e 9 de maio de 2021
Enem digital
- 10 e 17 de janeiro de 2021
- 24 e 31 de janeiro de 2021
- 16 e 23 de maio de 2021
Como participar da enquete
- Os inscritos deverão acessar a Página do Participante entre 20 e 30 de junho;
- Para entrar, é necessário digitar CPF e senha utilizados no cadastro;
- A enquete estará disponível para votação. O candidato poderá selecionar um dos períodos.
Nesta edição, o Enem conta com a modalidade digital, com provas aplicadas pelo computador para aqueles que escolheram esta opção. A medida é parte de um projeto-piloto que pretende tornar o exame totalmente digital até 2026.
Inicialmente, as provas estavam marcadas para novembro, mas foram adiadas em razão da pandemia e da suspensão de aulas em todo o país. O Inep ainda não informou quando vai divulgar as novas datas definidas.
A nota do Enem é usada como forma de ingresso no ensino superior, por meio de diversos programas, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
O Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também utilizam as notas do exame. De acordo com o MEC, 6,1 milhões de pessoas se inscreveram no Enem 2020.
O Inep já confirmou 5,7 milhões de inscritos e espera ampliar o número depois do encerramento do prazo para pagamento da taxa, na quarta-feira (10). A última edição do Enem registrou 6,38 milhões de inscritos.