Quando será a nova data do ENEM em 2020? Governo cria ‘enquete’ para decisão

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 poderão participar da enquete para escolher as novas datas de prova entre os dias 20 e 30 de junho. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, confirmou que o Ministério vai abrir a consulta com três opções de datas para as edições impressa e digital.

Quando será a nova data do ENEM em 2020? Governo cria 'enquete' para decisão
Quando será a nova data do ENEM em 2020? Governo cria ‘enquete’ para decisão. (Imagem: Google)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, afirmou em nota que a iniciativa é importante para dar oportunidade aos participantes interessados sugerirem o melhor período para realização das provas, garantindo transparência nas decisões.

A maioria das datas disponíveis para votação é em 2021, o que adiaria as provas para o ano que vem.

Datas para o Enem 2020

Enem impresso

  • 6 e 13 de dezembro de 2020
  • 10 e 17 de janeiro de 2021
  • 2 e 9 de maio de 2021

Enem digital

  • 10 e 17 de janeiro de 2021
  • 24 e 31 de janeiro de 2021
  • 16 e 23 de maio de 2021

Como participar da enquete

  • Os inscritos deverão acessar a Página do Participante entre 20 e 30 de junho;
  • Para entrar, é necessário digitar CPF e senha utilizados no cadastro;
  • A enquete estará disponível para votação. O candidato poderá selecionar um dos períodos.

Nesta edição, o Enem conta com a modalidade digital, com provas aplicadas pelo computador para aqueles que escolheram esta opção. A medida é parte de um projeto-piloto que pretende tornar o exame totalmente digital até 2026.

Inicialmente, as provas estavam marcadas para novembro, mas foram adiadas em razão da pandemia e da suspensão de aulas em todo o país. O Inep ainda não informou quando vai divulgar as novas datas definidas.

A nota do Enem é usada como forma de ingresso no ensino superior, por meio de diversos programas, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O Programa Universidade para Todos (ProUni) e o  Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também utilizam as notas do exame. De acordo com o MEC, 6,1 milhões de pessoas se inscreveram no Enem 2020.

O Inep já confirmou 5,7 milhões de inscritos e espera ampliar o número depois do encerramento do prazo para pagamento da taxa, na quarta-feira (10). A última edição do Enem registrou 6,38 milhões de inscritos.