Durante a pandemia do novo coronavírus diversos negócios tiveram que se readaptar, entregar soluções diferenciadas para seus clientes, em meio cenário que necessita de um isolamento social e comércios de portas fechadas. Os empreendedores e pequenos negócios que antes não tinham uma preocupação em se adaptar ao universo digital encontraram dificuldades. Para tentar auxiliar este público, a startup argentina Wabi criou solução.
A ferramenta desenvolvida permite que os pequenos negócios, como padarias, confeitarias, lojas de conveniências usem a plataforma para oferecer os seus produtos de forma localizada, ou seja, para clientes do mesmo bairro ou cidade.
Uma das novidades no uso do app é que não há cobrança de taxas para os comerciantes. Lançada este ano no Brasil, apenas em São Paulo e Rio de Janeiro, agora pretende expandia para todo o país, com operações em breve no Recife e Fortaleza.
De acordo com a diretora nacional da Wabi no Brasil, Carla Papazian, as vendas na plataforma tiveram um aumento significativo durante a pandemia do novo coronavírus, triplicando os acessos de março até junho.
Esta movimentação fez com que a marca expandisse de forma mais rápida a sua atuação. Ainda segundo a diretora, os estabelecimentos conveniados que recebiam em média 15 pedidos por dia, conseguiram, com o aplicativo, saltar para 60.
Com o aumento nas solicitações, as empresas tiveram que realizar a contração de mais motoboys para realizar a entrega. Isto porque uma das grandes chaves do app é que promete a entrega em até 15 minutos, por se tratar de uma venda local.
Apenas em abril foram realizados mais de 20 mil pedidos. Até o final do ano, a meta é ter 3.000 lojas cadastradas em São Paulo e 1.500 no Rio. Diretora explica que a Wabi espera auxiliar mais de 3,5 milhões de estabelecimentos em toda América Latina.
O funcionamento do app é simples. O cliente entra e escolhe os produtos que deseja comprar, como produtos de higiene, supermercados e afins. As empresas cadastradas no aplicativo recebem um alerta assim que o usuário finaliza a compra.
Ao receber a notificação, a primeira empresa que aceitar o pedido, realiza a montagem da cesta e destina para entrega o produto na casa do solicitantes. Tudo isso sem taxas para o cliente e também pequenos negócios.
Podem realizar o cadastro na plataforma todos os comércios que se enquadrem no perfil estipulado pela Wabi. Após análise, o empresário já fará parte da rede de conveniados e parceiros. É importante lembrar que apenas Rio de Janeiro e São Paulo aceitam pedidos.