PONTOS CHAVES
- Plano de retomada autoriza 17 setores a voltarem às atividades no primeiro momento
- Decreto de isolamento continua válido
- Serão 4 fases de retomada
- Movimento de pessoas em Fortaleza aumentou
O governo do Ceará é mais um que inicia o processo de reabertura da economia pelo Brasil. O Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais, começa pela fase de transição que autoriza 17 setores econômicos na capital Fortaleza voltarem a funcionar.
Esta primeira etapa dura sete dias e autoriza o pleno funcionamento da saúde englobando consultórios médicos e odontológicos; 31% da cadeia da construção civil, que contem com até 100 operários por obra e 30% do efetivo no setor produtivo.
A etapa de transição contempla também o retorno parcial de outros setores, como:
- Indústria química e correlatos;
- Artigos de couros e calçados;
- Indústria metalmecânica e afins;
- Saneamento e reciclagem;
- Indústria e serviços de apoio;
- Energia;
- Têxteis e roupas;
- Comunicação, publicidade e editoração;
- Artigos do lar;
- Agropecuária;
- Móveis e madeira;
- Tecnologia da informação;
- Logística e transporte;
- Automotiva;
- Esporte, cultura e lazer.
Outras fases da retomada
Além da fase de transição, existem mais quatro fases do plano de retomada. A primeira começa na próxima semana e tem uma duração prevista de 14 dias. As demais fases dependem de resultados positivos das anteriores.
Seguindo a duração padrão das fases, a segunda começa em 22 de junho; a terceira fase, em 6 de julho; e a quarta fase, em 20 de julho.
Isolamento continua em vigor
Mesmo com a aplicação da retomada, o decreto de isolamento social continua válido no estado do Ceará. Na capital, o isolamento volta a ser moderado. Em sete municípios o decreto de isolamento social mais rígido foi aplicado, são eles: Caucaia, Maracanaú, Sobral, Acaraú, Itapipoca, Itarema e Camocim.
Plano de retomada em Fortaleza gerou dúvidas
Devido as dúvidas da população a respeito da retomada, o Secretário-chefe da Casa Civil Élcio Batista e o e o secretário-executivo de Planejamento e Orçamento da Secretaria do Planejamento e Gestão, Flávio Ataliba, fizeram uma transmissão pela internet para sanar as dúvidas. Confira os pontos levantados:
Transporte Intermunicipal
Na etapa de transição, o transporte na Região Metropolitana de Fortaleza, o transporte metroviário e o Metrofor, que é usado por moradores de cidades como Maracanaú e Caucaia e que trabalham em Fortaleza está autorizado. Já o transporte intermunicipal entre as outras regiões esta proibido devido a cenários epidemiológicos diferentes.
Escolas e faculdades
As aulas presenciais devem voltar apenas na última fase da retomada prevista para 20 de julho, pois estas atividades geram grande aglomeração de pessoas.
Dentista
Todos os consultórios podem voltar a funcionar plenamente, mas com todos os cuidados como uso de equipamentos de proteção individual.
Praias, praças e parques
Os espaços de lazer, segundo os secretários, permanecerão fechados
Shopping
Os shoppings estão autorizados a reabrir já na primeira fase que começa na próxima segunda, 8, porém isso depende dos resultados da fase de transição e o funcionamento não será pleno. Na primeira fase, poderão voltar a funcionar as farmácias, supermercados, clínicas odontológicas, óticas.
Funcionalismo público
Os trabalhos permanecem em regime de teletrabalho, o que muda é o horário de trabalho dos servidores que trabalham com os serviços essenciais que precisam se dirigir as repartições e começar a jornada às 9h.
Detran, Vapt Vupt e IDT
Estes órgãos permanecem sem atendimento presencial e o Detran continua prestando atendimento e realizando serviços pela internet.
Bares e Restaurantes
Somente na segunda fase, os bares e restaurares poderão atender presencialmente seus clientes e apenas em horário de almoço, das 9h às 16h. Na terceira fase, eles podem voltar a atender a noite, porém sem atrações musicais. As entregas delivery podem continuar funcionando normalmente.
Primeiro dia da retomada aumenta a circulação de pessoas em Fortaleza
Em Fortaleza, o inicio da aplicação do plano de retomada causou aumento na circulação de pessoas em toda a cidade. Mesmo com inicio da flexibilização, o número de contágios pelo coronavírus continua subindo no Ceará. O estado tem até o momento mais de 3 mil óbitos pela Covid-19 e cerca de 50 mil casos.
Horários das atividades liberadas na fase de transição
- Construção Civil e Indústria de Transformação: 7 às 17h
- Serviços (exeto atividades ligadas a outras cadeias) : 8 às 20h, ajustando as jornadas às características dos diversos segmentos
- Administração Pública: 9 às 18h
- Comércios: 10 às 16h
- Demais setores de atividade: Serviços essenciais em funcionamento atualmente continuam com horário regular.