Multa de rescisão é paga junto com o FGTS? Veja regras

A multa de rescisão FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é vista como uma espécie de “bônus” ao trabalhador. Além de receber todo o saldo do seu fundo de garantia ao ser demitido sem justa causa, o funcionário saca a multa calculada sobre esse saldo. 

multa rescisão fgts
Multa de rescisão é paga junto com o FGTS? Veja regras
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A multa rescisão FGTS é um direito de todo trabalhador que atou com carteira assinada no último emprego, e que foi dispensado sem justa causa

O pagamento é feito pelo empregador e não fica depositado em um tipo de conta, como o saldo do FGTS. Isso significa que ao dispensar o seu funcionário o patrão tem que estar ciente de que precisará arcar com essa multa. 

Mesmo que ao longo do tempo trabalhado o cidadão tenha recebido uma parte do seu fundo de garantia, seja pelo saque-aniversário, para financiamento imobiliário ou por calamidade pública, a quantia não multa.

cálculo permanece sempre o mesmo, sendo de 40% do valor que foi depositado na conta do FGTS ao longo do tempo de serviço. A quantia só caí e vai para 20% quando a demissão é feita por consenso, ou seja, patrão e empregado decidem que o desligamento é bom para os dois.

Multa de rescisão é paga junto com o FGTS? 

O pagamento do saque-rescisão do FGTS é feito depois de que o sistema do eSocial é informado de que houve o desligamento do funcionário daquela empresa. A Caixa Econômica é notificada sobre esse desligamento que ocorreu sem justa causa. 

O valor do saque-rescisão, equivalente a 100% do que o trabalhador acumulou na conta durante esse período, pode ser sacado em até dez dias úteis após a rescisão de contrato. Enquanto isso, a multa rescisão do FGTS de 40% é recebida em:

  • Na mesma data em que o saque-rescisão do FGTS é sacado;
  • Ou seja, o trabalhador saca integralmente o saldo do fundo de garantia mais a multa rescisória que terá sido depositada pelo empregador. 

Veja como calcular multa de rescisão

O cálculo da multa rescisão FGTS é muito simples. O trabalhador deve cruzar dois fatores: o quanto foi depositado na sua conta durante o tempo de serviço, multiplicado por 0,40 que representa 40%. 

Entra nesse valor tudo o que a empresa depositou no fundo de garantia, mesmo que já tenha sacado uma parte. Mas, não pode ser incluso no cálculo a distribuição de lucros que é feita pela Caixa Econômica todos os anos. 

  • Exemplo: Rafael recebeu R$ 5.000 de depósito no fundo de garantia;
  • Multa rescisória FGTS será de: 5.000 x 0,40 = R$ 2.000. 

O número só muda quando a demissão for consensual, neste caso o saldo depositado é multiplicado por 0,20, ou seja, 20%. 

Como saber quanto eu tenho de FGTS?

Para saber exatamente quando o empregador depositou na sua conta ao longo do tempo de serviço, o trabalhador pode consultar seu saldo do FGTSÉ possível verificar, além do valor do emprego atual, os pagamentos feitos em outros empregos.

Funciona como um extrato bancário em que o cidadão consulta os depósitos que foram realizados mês a mês, os saques e recebimento de bônus. 

Por aplicativo

  • Acesse o App do FGTS e faça login com CPF e senha, ou crie sua conta;
  • Agora, escolha “Meus FGTS”;
  • Será transmitida uma lista com todos os contratos ativos em seu nome;
  • Clique no contrato desejado em “Ver mais”;
  • Confira todos os depósitos que foram feitos ao longo dos anos de trabalho. 

Por telefone

  • Ligue para o número 0800 726 0207;
  • Informe o número do seu PIS e sua data de nascimento;
  • Escolha a opção eletrônica para consulta de saldo. 

Quando o trabalhador não tem direito a multa rescisão FGTS?

Existem algumas situações em que o trabalhador perde o direito a multa rescisão FGTS. São situações em que a Caixa Econômica bloqueia o pagamento feito pelo empregador, e a quantia só pode ser recebida por outros tipos de saque do fundo. 

  • Ao ser demitido por justa causa;
  • Ao pedir demissão.

No caso da solicitação pelo saque-aniversário o trabalhador perde o direito apenas do saque-rescisão, mas caso seja demitido sem justa causa continua tendo a garantia da multa rescisória

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com